26.4 C
Rondonópolis
, 21 maio 2024
 
 

Vereador propõe médico para as creches

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
João Gomes: projeto deve entrar em pauta na Câmara na próxima semana
João Gomes: projeto deve entrar em pauta na Câmara na próxima semana

O vereador João Gomes (PR) deve apresentar projeto de lei que garante autonomia às creches municipais, em caso de emergência, para solicitar a presença de médico pediatra do Município para atendimento a crianças doentes. A intenção do vereador é evitar transtornos aos pais que, quando as crianças adoecem nas creches, têm de sair do local de serviço, pegar os filhos e ainda procurar atendimento médico.
Conforme o vereador, o ideal seria que houvesse o atendimento exclusivo e constante de médico pediatra para todas as creches municipais, no entanto, pondera que, no momento, o Município não tem condições financeiras para isso. Diante da situação, acabou tendo a ideia de propor, através do projeto, ao menos garantia do atendimento a essas crianças em casos de emergência, facilitando a vida dos pais.
João Gomes explicou ao Jornal A TRIBUNA que, em situações normais, quando as crianças adoecem ou passam mal, as creches entram em contato com os pais ou responsáveis, para que os mesmos peguem os filhos e os encaminhem à unidade de saúde. Com o projeto, as creches teriam autonomia para solicitar um médico da rede municipal para fazer a consulta nesses casos de emergência, prestando toda assistência e, caso necessário, já encaminhar as crianças para unidade de saúde.
O vereador observou que, nessa época de estiagem, com baixa umidade do ar e tempo seco, esse tipo de atendimento nas creches é essencial, pois as crianças estão mais suscetíveis às doenças. Ele reconheceu que, para o devido funcionamento do projeto, há a necessidade do Município aumentar seu corpo clínico, que hoje está defasado. Contudo, como seria apenas em casos emergenciais, acredita que não prejudicaria o atendimento nas unidades de saúde, pois a demanda nessas situações nas creches, segundo ele, não é grande.
A elaboração da redação do projeto de lei em questão já foi solicitada pelo vereador. Inclusive, João Gomes já fez um pronunciamento sobre o projeto na tribuna da Câmara, solicitando apoio dos demais vereadores na sua aprovação, já que diz não causar despesas extras. Ele acredita que o projeto deve entrar em pauta na próxima semana.

- PUBLICIDADE -spot_img
  1. Trata-se de um projeto interessante no campo da Saúde Pública. Pois expressa-se a preocupação pela garantia do atendimento destas crianças. Mas, necessariamente precisa considerar as tendências atuais onde a multidisciplinaridade e a interdisciplinaridade que obrigatoriamente devem fazer presença. Precisam-se pensar as ações de saúde de forma intersetorial em conjunto com outros setores que já estão desenvolvendo suas ações, de forma ainda bastante incipiente, pois precisam de ajuda. O exemplo é o projeto Saúde na Escola, desenvolvido pela Secretaria de Saúde.
    Por outro lado a disciplina (pediatria) passa por um momento onde percebe-se a diminuição da procura pois é clínica básica e nosso mercado capitalista já quase num absorve mais. A tendência é investimos em médicos que valorizem a clínica ampliada, que desenvolvam as ações de saúde no nível básico e se necessário encaminhar para outro nível de atenção à saúde. Precisamos fortalecer a rede básica de saúde, através da Estratégia Saúde da Família que deve ser a porta de entrada no sistema. Faz-se necessário ainda implantar o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e depois organizar o atendimento no nível intermediário com o Pronto Atendimento Infantil do nosso município. E posteriormente lutar pela efetivação do projeto de implantação da UPA 24 hs, projeto elaborado e aprovado pelas instâncias do SUS local e regional que com certeza trará qualidade no atendimento das Urgências e emergências tanto pediátrica como do adulto. Lembrando que são projeto pelo qual receberemos incentivo de outras esferas de governo para ajudar na implantação e custeio das ações de saúde.
    Edinaldo S. Souza
    Mestrando em saúde Coletiva ISC-UFMT

  2. É tão fácil de se resolver, aos responsáveis pela creche ligar para central de ambulância do Municipio e encaminhar ao P.A Infantil. O que precisamos é um novo P.A.Infantil com uma estrutura boa e médicos suficientes para a demanda de Rondonópolis.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

“Marinho Franco”: Aeroporto tem maior crescimento de passageiros em Mato Grosso em 2023

Dados do boletim do turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), divulgado na última semana, mostram que...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img