25.8 C
Rondonópolis
 
 

Papo Político – 22/08/2010

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Silval Barbosa: “Na sua propaganda eleitoral falou da continuidade da administração Blairo Maggi...”
Silval Barbosa: “Na sua propaganda eleitoral falou da continuidade da administração Blairo Maggi...”

1- A PRIMEIRA
propaganda eleitoral para candidatos ao governo estadual de Mato Grosso exibida na quarta-feira, 18, quase nivelou às grandes produções norte-americanas (quase, porque houve um grande investimento dos principais postulantes nas suas primeiras apresentações ao eleitorado, mas nada tão cinematográfico e surreal, mas muito bem caprichado), pois incorporaram personagens, com falas bem elaboradas e decoradas em cenários deslumbrantes, como paisagens de grandes áreas de produções de soja, da região de Chapada dos Guimarães, de Nobres e entre outros municípios mato-grossenses.
Houve também a tentativa de apelo emocional, quando foram usados depoimentos de filhos, esposas, amigos de candidatos, e também a imagem de quem deixou saudade na política mato-grossense.
O GOVERNADOR
Silval Barbosa (PMDB) que é postulante a reeleição, que substitui o ex-governador Blairo Maggi (PR), que deixou o cargo para concorrer ao Senado Federal, falou muito sobre continuidade de governo. Não se tratando de continuar o trabalho que vem fazendo há quatro meses, mas as realizações sob o comando de Maggi, aproveitando a popularidade e favoritismo do republicano no Estado, para tentar uma transferência de votos. O candidato peemedebista contou sobre sua trajetória de vida e de suas principais marcas no Estado, e com lágrimas nos olhos falou da importância da sua esposa na construção de sua carreira política e do seu crescimento no Estado. Aliás, a maioria dos candidatos neste pleito não está deixando de ressaltar a importância de uma mulher na política, diante do grande eleitorado feminino e de um quadro de presidenciáveis com duas mulheres.
O EX-PREFEITO
de Cuiabá Wilson Santos (PSDB), não perdeu a oportunidade de usar a imagem do saudoso Dante de Oliveira, e em uma postura até que surpreendente, até que assumiu algumas falhas na sua administração na capital mato-grossense. Ele elencou todas as suas ações no município em relação à saúde, as benfeitorias que viabilizou, a melhora no atendimento aos pacientes, sendo que segundo ele, a fila nos hospitais públicos em Cuiabá é grande devido ao atendimento que tem que fazer à pessoas de outros municípios,  quando não estão preparados para a demanda. Justificou que deixou a desejar em algumas realizações neste setor, porque não teve apoio adequado do governo do estado, e que se o comando estadual tivesse feito investimentos em municípios carentes de atendimento na área da saúde, o cenário seria outro.
Aliás, desmentindo os boatos de que não cumpre promessas, ele disse e provou que tudo que garantiu ele fez, sendo que mostrou imagens de falas afirmando a busca de algumas realizações para o município cuiabano e imagens destas ações realizadas, com o slogan “Wilson disse, Wilson fez”. Ele havia prometido a realização do cursinho pré-vestibular gratuito, e atende mais de dois mil estudantes. Prometei reformar o Pronto-Socorro de Cuiabá em 2008, e no inicio desse ano eleitoral, as obras foram entregues. O tucano destacou a criação da Policlínica do bairro Pedra 90, a implantação dos Postos de Saúde da Família (PSF), investimentos que, segundo ele, resultaram na redução de 25% da mortalidade infantil na Capital.
O EMPRESÁRIO
Mauro Mendes (PSB) mostrou o que muita gente já esperava, ou seja, o menino que com muita luta conseguiu ser destaque no ramo industrial e empresarial. Apresentou seu trabalho no setor, como conseguiu trazer melhorias e como colaborou com o crescimento e ao auxilio a funcionários industriais.
NA SEXTA-FEIRA
16, os principais candidatos ao governo do Estado já começaram a apresentar suas propostas de administração, e principalmente as promessas eleitorais. Pois há diferença entre proposta e promessa em uma campanha eleitoral, sendo que a proposta de um candidato sempre vem acompanhada com as frases “Nas minhas condições”, “De acordo com as necessidades, prioridades”, “Ao me permitirem”; enquanto que as frases de promessas são mais convictas, firmes, ou seja, desenhadas para a persuasão, são na verdade garantias como “Eu vou fazer”.
Silval Barbosa prometeu interligar todos os municípios do Estado, com pelo menos uma via asfaltada. Mas, sua promessa tem parte já cumprida no governo Maggi, o que dá mais veracidade. Pois, de acordo com o peemedebista, no governo Maggi foram mais de quatro mil quilômetros de rodovias pavimentadas, como o asfaltamento da MT-040, que liga Santo Antonio do Leverger a Barão de Melgaço, além da duplicação da MT-251, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães.
E também fez uma garantia, que inclusive outros candidatos vem fazendo, não somente neste pleito, mas várias campanhas atrás. Disse que irá trabalhar para completar a ferrovia de Rondonópolis a Cuiabá, a Ferrovia Centro-Oeste e desenvolver um programa de pontes de concreto para garantir uma melhor logística para o escoamento de grãos.
Wilson Santos prometeu criar seis novos hospitais no interior, garantindo o atendimento, para evitar que os pacientes sejam transferidos para Capital.
Mauro Mendes, que durante a campanha prometeu não prometer, mas ainda assim fez algumas promessas nas suas caminhadas, não apresentou nem promessas e nem propostas na sexta-feira. Mas, como ainda não havia usado o depoimento de familiares, apresentou a fala dos seus pais no programa eleitoral, que contaram sobre sua luta e determinação.
O candidato do PSOL, Marcos Magno apresentou o mesmo programa exibido na quarta-feira, 18. Devido ao pouco tempo ao seu programa eleitoral, apenas prometeu que eleito governador, fará “choque de gestão” na máquina pública estadual.

2- AMANHÃ,
segunda-feira, 23, o prefeito Zé Carlos do Pátio repassa três caminhões equipados com carroceria basculante para a Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder).
A solenidade de entrega acontece às 7 horas na sede da Companhia e contará com a presença de autoridades e funcionários. Essas ações mostram que apesar de grandes dificuldades enfrentadas no inicio da sua gestão, Zé Carlos do Pátio vem mostrando que está superando-as como muito trabalho e dedicação. Aliás, foram problemas que na maioria das gestões municipais são enfrentados. Pátio não estava livre de ser criticado, quando deixou de desempenhar o papel de deputado estadual para comandar um município. Mas, o importante é que neste momento os rumos mostram que tomam o sentido para uma melhoria.

- PUBLICIDADE -spot_img

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu entendo que todos os partidos, pequenos ou grandes, deveriam ter um tempo mínimo para expor suas idéias, pois da maneira como vêm acontecendo tem gente que somente dispõe de tempo para dizer o nome e seu número, de modo que que nós eleitores queremos saber de propostas de governo.

  2. O que se tem notado nesta eleição, é que os eleitores mais conscientes ainda estão indecisos, pelos altos indices de indecisos mostrados nas ultimas pesquisas. Parece que os candidatos ainda não conseguiram convencer esse tipo de eleitor, que é mais exigente, mesmo com o inicio do programa eleitoral na TV. O candidato que mais tem falado de futuro é o Wilson Santos, ainda acanhadamente, mas tem apresentado proposta, tem candidado falando só governo do seu antecessor, tem candidadto que ainda nada apresentou. Bem a campanha continua, vamos esperar pra ver.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Plano diretor: Justiça determina atualização em cidade de MT; em Roo projetos empacam na Câmara

Com a atualização do plano diretor atrasada há oito anos, a Justiça determinou que o município de Pontes e...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img