17.8 C
Rondonópolis
, 11 maio 2024
 
 

Alta tecnologia na segurança da Copa

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Imageador térmico, equipamento de alta tecnologia com capacidade de gravação e de transmissão de vídeo em tempo real será usado pelo Centro Integrado de Operações Aéreas
Imageador térmico, equipamento de alta tecnologia com capacidade de gravação e de transmissão de vídeo em tempo real será usado pelo Centro Integrado de Operações Aéreas

O uso de tecnologia para garantir a segurança durante a realização dos jogos da Copa do Mundo em Cuiabá é um dos trunfos da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp).
Por meio aéreo, o imageador térmico, equipamento de alta tecnologia com capacidade de gravação e de transmissão de vídeo em tempo real será usado pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) durante o patrulhamento nos dias de jogos. O equipamento capta imagens em alta resolução e é capaz de ajustar a luminosidade para monitoramento noturno, além de contar com auxílio de sensor infravermelho.
Em terra, dois veículos de tecnologia embarcada, conhecidos como Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM), vão operar equipados com ferramentas de informática e radiocomunicação, software, câmeras e monitores.
As bases terrestres realizam atividades de comando e controle em áreas específicas de interesse operacional, podendo ainda substituir o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), no caso de indisponibilidade deste último.
Tendo como principal característica a alta mobilidade, a viatura de videomonitoramento, denominada Plataforma de Observação Elevada (POE), possui hastes que atingem quase 16 metros de altura.
A peça vertical é equipada com câmeras no ponto mais elevado que geram imagens para o Centro de Comando e Controle Regional, oferecendo condições de visibilidade privilegiada, que irão facilitar a identificação de ações criminosas, agilizando a intervenção dos agentes públicos.
Como complemento ao aparato tecnológico, uma Delegacia Móvel atenderá a população, facilitando os serviços de polícia judiciária. Um delegado, investigadores e escrivães contarão com acomodações no veículo para o atendimento policial como a confecção de boletins de ocorrência e a lavratura de autos de prisão em flagrante.
Para lidar com bombas e artefatos explosivos, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) conta com um kit antibombas. A estrela deste kit é o robô antibomba (iRobot PackBot), conhecido por ser usado em situações de grande risco, e que já atuou nas guerras do Iraque e Afeganistão, bem como no desastre nuclear de Fukushima, no Japão.
Os integrantes da equipe antibombas receberam ainda traje antifragmentação, braço mecânico, raio x e demais equipamentos.
“A aquisição dessas tecnologias irá garantir a manutenção da segurança de residentes e turistas, de forma a assegurar que todos se preocupem apenas com a grande festa que estamos sediando”, disse o coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle Regional, coronel PM Joelson Geraldo Sampaio.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Solidariedade: Comboio com 16 carretas já está a caminho do Rio Grande do Sul

A Ação Solidária Emergencial em Prol do Rio Grande do Sul, organizada pela Diocese de Rondonópolis e parceiros, terminou...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img