23.4 C
Rondonópolis
 
 

Comprou um notebook e recebeu um quilo de arroz

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

O delegado Henrique Meneguelo também revela que muitas pessoas podem ter prejuízos nas compras efetuadas pela internet. “Os internautas devem comprar produtos apenas em sites de empresas confiáveis, que já comercializem produtos há algum tempo. Recentemente, acompanhamos um caso de uma pessoa que adquiriu um notebook em um site que pessoas vendem produtos. Quando a ‘encomenda’ chegou, via Sedex, a vítima percebeu que no lugar de um notebook havia um saco com um quilo de arroz. Até hoje, a vítima não conseguiu ter seu prejuízo ressarcido”, conta Meneguelo.
Ele afirma que outro problema que tem visto diz respeito a e-mails que as pessoas recebem, supostamente do Serasa, da Justiça Eleitoral, da Receita Federal, da Polícia ou com resultados de sorteios ou encaminhando supostas fotos que, na verdade, contém links para sites com arquivos executáveis, que podem contaminar o computador e proporcionar problemas para as vítimas.
Além disso, o delegado alerta aos pais a estarem atentos aos filhos que muitas vezes acabam tendo contato com pessoas má intencionadas na internet. “É necessário que os pais mantenham diálogo constante com os filhos e também lhes monitore para saber o que estão fazendo na internet. Crianças e adolescentes não devem usar a internet sem o acompanhamento dos pais e o computador deve ficar instalado em áreas comuns da casa. De acordo com uma pesquisa da Safernet, 87% dos jovens e crianças não possuem restrições para acesso à internet, 77% não possuem limite de tempo para ficarem na net e 64% utilizam a internet do próprio quarto, o que é um risco maior para os jovens”, alerta o delegado.
O delegado Meneguelo  ressalta que os pais devem sempre orientar seus filhos sobre o perigo que são submetidos quando utilizam computadores, principalmente com relação às pessoas que elas se comunicam. Ele lembra que existem diversos programas que permitem o monitoramento e o controle de conteúdos acessados na internet e que vale a pena utilizar esse tipo de programa.
INVESTIGAÇÂO
Os crimes cometidos pela internet são investigados em qualquer Delegacia de Polícia. No Estado não existe uma delegacia especializada na investigação desse tipo de crime. “Mas nós possuímos ferramentas e órgãos de apoio que nos auxiliam nas investigações deste tipo de crime, sendo que em Rondonópolis nós temos o suporte do Núcleo de Inteligência que é um braço da Delegacia Regional que nos dá apoio nas interceptações telefônicas e de computadores”, revelou o delegado.
ORIENTAÇÃO
O delegado Henrique Meneguelo orienta que os usuários de computadores devem ter consciência da importância de se protegerem de ameaças. “É muito importante que mantenham o sistema operacional e o antivírus sempre atualizados. É também aconselhável que instalem em seus computadores programas de firewall e antispyware para se protegerem dos mais de 630 mil vírus que podem causar graves prejuízos aos computadores. É importante também que evitem publicar suas fotos na internet, que tomem cuidado com quem se relacionam pelos computadores e com as compras efetuadas, principalmente em sites que realizam leilões virtuais”, alerta.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Plano diretor: Justiça determina atualização em cidade de MT; em Roo projetos empacam na Câmara

Com a atualização do plano diretor atrasada há oito anos, a Justiça determinou que o município de Pontes e...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img