20.5 C
Rondonópolis
, 19 maio 2024
 
 

Comunicação Alternativa: Abraçando a Diversidade da Expressão Humana

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

(*) Carla Andressa
(*) Clarice Rodrigues
(*) Dilaine de Souza
(*) Gislaine Schon
(*) Sueli Aparecida
(*) Tatiane de Souza Gil

A comunicação é uma faceta essencial da experiência humana, permitindo-nos expressar pensamentos, sentimentos e necessidades. No entanto, nem todos têm a capacidade de comunicar de maneira convencional, através da fala ou da escrita. Para atender às necessidades das pessoas que enfrentam desafios na comunicação, a " Comunicação Alternativa" surge como uma área crucial que busca oferecer meios alternativos e adaptados de expressão.

Este artigo explora o conceito de comunicação alternativa, sua importância e algumas das tecnologias e estratégias empregadas para promover a inclusão de todos.

A comunicação é um direito humano fundamental e é essencial para o desenvolvimento pessoal e a participação na sociedade. (MOURA, 2006) A comunicação alternativa desempenha um papel crítico na promoção da igualdade e inclusão, permitindo que todas as pessoas tenham uma voz e participem em suas comunidades.

Além disso, uma alternativa de comunicação pode melhorar a qualidade de vida das pessoas ao reduzir a frustração e o isolamento associados à falta de comunicação. Também, abrange uma ampla gama de ferramentas e estratégias adaptadas às necessidades individuais.

Algumas das principais abordagens incluem:
– Sistemas de Símbolos: Usando símbolos gráficos, como o Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (PECS), indivíduos podem criar frases e sentenças inteiras selecionando e organizando símbolos em um quadro ou dispositivo.
– Tecnologia Assistiva: Dispositivos eletrônicos, como tablets e aplicativos específicos de comunicação, oferecem uma maneira eficaz para muitas pessoas se comunicarem. Essas ferramentas podem variar de aplicativos de texto para falar a dispositivos de controle de voz.
– Comunicação Gestual: A linguagem de sinais e outros gestos podem ser uma forma eficaz de comunicação para pessoas surdas ou com deficiência auditiva.
– Letras e Palavras Adaptadas: Para pessoas com dificuldades motoras, letras e palavras grandes, teclados adaptados e dispositivos de rastreamento ocular podem facilitar a comunicação por meio da escrita ou digitação.
– Treinamento e Apoio: Profissionais de saúde e educadores desempenham um papel fundamental no treinamento e no suporte para a comunicação alternativa. Eles ajudam as pessoas a aprender a usar as ferramentas de comunicação e a adaptar as estratégias conforme necessário.
Em resumo, a comunicação alternativa é uma ferramenta poderosa e necessária para crianças atípicas que enfrentam desafios na comunicação. Ela não apenas fornece meios de expressão, mas também estimula o desenvolvimento, promove a inclusão e capacita as crianças a participarem plenamente em suas vidas e comunidades. Ao considerar e apoiar a comunicação alternativa, garantimos que todas as crianças tenham a oportunidade de se comunicar e serem ouvidas, independentemente de suas habilidades de fala convencional.

Referencial teórico:
Moura, M.ª (2006). As Tecnologias de Informação e Comunicação no apoio a alunos do Ensino Básico com Paralisia Cerebral: estudo múltiplo de casos. Tese de Dissertação de Mestrado. Braga: Universidade do Minho.
Rodrigues, D. (1988). Palavras de abertura. In D. R. e. al. (Ed.), Novas tecnologias na educação especial: Uma abordagem pedagógica. Atas do seminário, p. 11- 15.
Lisboa: Polo do Projecto Minerva da UTL – ISEF/EER.
Rodrigues, C., & Teixeira, R. (2006). Tecnologias em Processos de Inclusão. Revista Faculdade de Educação, 31(2), p. 261-276. Goiás: Universidade Federal.
Santos, L. (2006). A escrita e as TIC em crianças com dificuldades de aprendizagem: um ponto de encontro. Tese de dissertação de mestrado. Braga: Universidade do Minho.

 

(*) Carla Andressa Santos Muniz, Clarice Rodrigues Santana, Dilaine de Souza Ferreira Ribeiro, Gislaine Schon, Sueli Aparecida Correia de Oliveira e Tatiane de Souza Gil são professoras da Educação Infantil na Rede Municipal de Rondonópolis

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre

Este sábado (18) começou sem chuva e com sol em Porto Alegre. A água das ruas já baixou em...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img