20.5 C
Rondonópolis
, 19 maio 2024
 
 

Pós-carreira – a riqueza da experiência

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
24/10/2023 – Nº 725 – Ano 17

Poucas vezes na história moderna da humanidade tivemos tantas mudanças e de modo tão rápido como agora. Um deles está obviamente relacionado ao efervescente mercado de trabalho, de um lado pela dinâmica de novos negócios, novas oportunidades e novas perspectivas, alguns motivados pelos avanços da inteligência artificial, e de outro pela ampliação da nossa longevidade.

Neste cenário surge uma realidade fascinante e ao mesmo tempo desafiadora: a era da pós-carreira. Essa tendência não só desafia nossas concepções tradicionais de aposentadoria, mas também abre novas oportunidades para profissionais experientes e as próprias empresas.

Importante considerar nesse sentido que há um gap enorme de escassez de mão de obra qualificada. Poucas empresas estão com seus quadros completos ou não enfrentam dificuldades na contratação de novos talentos. Fato é que a taxa de desocupação geral fechou o último trimestre em 7,8%, mas se considerarmos a mão de obra qualificada estamos praticamente a pleno emprego, na casa dos 3,5%.

Existe um vácuo no mercado, tendo como um dos motivos o envelhecimento da população brasileira e a consequente aposentadoria em massa dos “baby boomers” e da própria “geração X”, especialmente nas áreas alta especialização. Por isso, o pós-carreira surge como uma opção importante para procurar preencher essa lacuna, considerando que os profissionais nessa fase possuem um conjunto de habilidades valiosas, forjadas ao longo de décadas de trabalho.

As empresas, por sua vez, encontram uma oportunidade relevante em contratar profissionais pós-carreira uma vez que essas pessoas trazem consigo não apenas conhecimento profundo, mas também uma perspectiva rica e experiência prática para lidar com desafios complexos, uma das grandes dificuldades para profissionais em início de carreira.

Suas habilidades de liderança, resolução de conflitos e tomada de decisões baseadas em décadas de aprendizado é inestimável principalmente se aproveitados na interação com os demais setores e profissionais. Representa, portanto, uma estratégia inteligente para as empresas.

Essa nova visão dos profissionais maduros está centrada principalmente no aumento da longevidade e da expectativa de vida, configurando-se numa força motriz por trás da pós-carreira. À medida que vivemos mais tempo, a aposentadoria se estende para além do período tradicional, criando uma oportunidade para uma segunda ou até terceira carreira.

Deve ficar claro que o desafio aqui é não encarar a aposentadoria como um período de inatividade e decadência, mas como uma nova fase de crescimento pessoal e contribuição contínua, dado que manter-se ativo após a aposentadoria é fundamental para o bem-estar físico, mental e emocional.

A reinvenção profissional é uma tendência notável na pós-carreira. Muitos profissionais em idade de aposentadoria veem essa fase como uma oportunidade para explorar novos interesses e competências. Com o acesso cada vez mais fácil a programas de reciclagem profissional e educação, adquirir novas habilidades tem se tornado cada vez mais fácil. Essa flexibilidade permite que indivíduos explorem novos campos ou sigam paixões há muito tempo adiadas.

Um grande ativo é a diversidade de competências, característica intrínseca da pós-carreira e que desempenha um papel crucial na inovação. À medida que profissionais experientes interagem com gerações mais jovens, há uma troca de conhecimento que impulsiona a criatividade e a resolução de problemas. Essa dinâmica cria ambientes de trabalho colaborativos e inovadores.

Por fim, a pós-carreira é uma realidade que pode transformar o mercado de trabalho de maneira surpreendente. A escassez de mão de obra qualificada, a busca por talentos valiosos por parte das empresas, o aumento da longevidade, a importância de permanecer ativo após a aposentadoria, a oportunidade de reciclagem profissional e a diversidade de competências estão redefinindo o conceito de aposentadoria como o conhecemos até aqui.
Até a próxima.

(*) Eleri Hamer escreve esta coluna às terças-feiras. É empreendedor, Diretor da GoJob Brasil, business advisor, mentor, Talent Hunter, articulista e palestrante –[email protected] – www.linkedin.com/in/elerihamer – Originalmente publicado no Jornal A Tribuna – www.atribunamt.com.br

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre

Este sábado (18) começou sem chuva e com sol em Porto Alegre. A água das ruas já baixou em...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img