22.7 C
Rondonópolis
 
 

Infância Missionária: vida em ação

“Criança evangelizando criança”

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

 

(*) Regina de Oliveira

A Infância Missionária é um serviço que contempla a dimensão missionária da Igreja, cuja importância está em fazer com que as crianças desenvolvam o ato de solidariedade e da evangelização. Assim, “crianças ajudam e evangelizam crianças”. Isso se concretiza no desenvolvimento dos Dez Compromissos da Infância Missionária, como: “Tornar Jesus conhecido e amado. (Anúncio da Palavra)”.

O principal objetivo da Infância Missionária é despertar o espírito missionário entre as crianças e adolescentes, primeiro entre as crianças da IAM, depois entre a família e a sociedade.

As atividades desenvolvidas entre as crianças acontecem nos encontros semanais, mediante quatro áreas integradas: realidade missionária, espiritualidade missionária, compromisso missionário e a vida em grupo. Dentre as atividades, é rezado o Santo Terço pelas crianças e adolescentes do mundo inteiro – com atividades lúdicas e participativas.

Nota-se a importância da IAM para as crianças porque elas se sentem participantes do processo de evangelização, sentem-se responsáveis por rezar e ajudar outras crianças, a evangelizar, a darem testemunho daquilo que aprendem nos Encontros.

As mudanças no comportamentos das crianças são visíveis. A partir de quando entram para a IAM, as crianças, elas começam a “ver as outras crianças”, elas percebem que é através da IAM que conseguem ajudar outras crianças. Os testemunhos denotam o quanto as crianças agem aplicando o que aprendem.

É um servir gratificante, pois, as crianças da IAM conseguem ajudar outras crianças ensinando sobre A Vida de Maria a mãe de JESUS, rezando com elas, doando bens materiais, convidando outras crianças a participarem dos Encontros.

Há assessores que conhecem a IAM porque passaram por ela ainda adolescentes, e por reconhecerem que tiveram participação nesse serviço missionário é que suas vidas foram transformadas – de criança missionária passaram a ser Assessores.

O aprendizado e a experiência na IAM levam assessores, as crianças e adolescentes e familiares da IAM a quererem cada dia mais, serem agentes evangelizadores e transformadores da vida de outras crianças no cumprimento do lema da IAM: “De todas as crianças do mundo: sempre amigos, sempre amigas!”.

(*) Regina Lourdes de Oliveira, secretária Diocesana da Infância Missionaria

 

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Onda de calor gera alerta para MS e parte do estado de SP; Sul de MT e de GO podem ser atingidos

Um nova onda de calor deverá manter as temperaturas elevadas em todo o Mato Grosso do Sul nos últimos...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img