22.1 C
Rondonópolis
, 14 maio 2024
 
 

As raízes da iniciativa de erradicação da pólio do Rotary International

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

 

(*) Edir Taube

Em 29 de setembro de 1979, voluntários deram gotas da vacina oral antipólio à crianças, em um posto de saúde, em Guadalupe Viejo. O evento aconteceu na região metropolitana de Manila e contou com a participação de rotarianos e representantes do Ministério da Saúde das Filipinas.

Quando James Bomar Jr., então presidente do RI, pingou as primeiras gotas da vacina na boca de uma criança, ele lançou a iniciativa de vacinação contra a poliomielite nas Filipinas. Foi assim que começou o primeiro projeto financiado com o subsídio 3-H.

Bomar e o ministro da Saúde das Filipinas, Enrique Garci, haviam assinado anteriormente um acordo por meio do qual o Rotary International e o governo filipino se comprometeram a vacinar cerca de 6 milhões de crianças contra a pólio. A iniciativa se estenderia por vários anos, e custaria cerca de US$ 760 mil dólares.

Em uma entrevista dada em 1993, Bomar lembrou que, durante a viagem, o irmão de uma das crianças que ele havia vacinado, puxou a perna de sua calça para chamar a sua atenção e disse: “Muito obrigado, Rotary”.

O sucesso do projeto levou o Rotary a formar a erradicação da pólio uma prioridade. O Rotary lançou a campanha Pólio Plus, em 1985 e foi membro fundador da iniciativa global de Erradicação da Pólio, em 1988.

Graças à dedicação e trabalho do Rotary e dos nossos parceiros, mais de 2,5 bilhões de crianças receberam a vacina oral contra a pólio.

Para Refletir:

Você que é saudável, sadio e tem filhos, netos e irmãos livres da paralisia infantil, não deve se esquecer que o Rotary International, eliminou a pólio no Brasil de 1989 a 1994, ajude agora o Rotary International a erradicar a pólio no resto do mundo.

Falta pouco, apenas 2 países: Afeganistão e Paquistão. A qualquer momento um passageiro infectado de um desses dois países, pode desembarcar no Brasil e, em menos de 24 horas, contaminar alguma daquelas crianças com menos de 5 anos que não foram vacinadas.

Portanto, não deixe de vacinar seus filhos nos dias de vacinação e ajude o Rotary a acabar com esse mal, erradicando definitivamente esta cruel doença da face da terra.

Dia 24 de outubro – Dia Mundial da PÓLIO.

Rotary Club de Rondonópolis – Distrito 4440.

(*) Maria Edir S. Taube, diretora da Comissão da Fundação Rotária

 

 

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Rondonópolis: Seciteci oferta cursos gratuitos de informática, excel e assistente administrativo

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Seciteci-MT) abriu, nesta terça-feira (14), inscrições para...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img