22.7 C
Rondonópolis
 
 

Dia do(a) Catequista

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

 

(*) Maria Marleide

Dia 25 de agosto de 2019, em toda a Igreja Católica Apostólica Romana, em todo o mundo, celebrou o Dia do Catequista. Por que a Igreja dá essa importância ao papel do Catequista? No Catecismo da Igreja Católica (CIC, 5), diz que a catequese é necessária por ser “uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com o fim de os iniciar na plenitude da vida cristã”. Não é apenas uma aquisição de teorias e conhecimentos, mas, momento privilegiado de experiência pessoal com Deus. O catequista é o interlocutor para fazer o itinerário da Vida Cristã na vida do catequizando.

Catequista desenvolve missão como voluntário, por isso é lindo, apaixonante, mas que exige criatividade, tempo, zelo, dedicação, compromisso. É serviço exigente, porque precisa testemunhar aquilo que fala e apresenta. Tem a missão de atrair pessoas para o seguimento de Jesus Cristo e fazer a experiência do amor de Deus e levar para o Reino de Deus. Catequista torna-se uma pessoa encarregada para ser sinal e instrumento eficaz, para transmitir, com a própria vida e pela palavra, a Boa Nova do Reino de Deus que se revelou plenamente em Jesus Cristo.

O papel do catequista é imprescindível para a Igreja. O Papa Francisco, em suas mensagens de 11 e 14 julho de 2017, disse aos catequistas: “Quanto mais Jesus ocupa o centro da nossa vida, tanto mais nos faz sair de nós mesmos, descentra-nos e nos aproxima dos outros”. O Catecismo nos ensina: “Aquele que é chamado a ensinar o Cristo deve, portanto, procurar primeiro este ganho supereminente que é o conhecimento de Cristo (…), e conhecer o poder de Sua Ressurreição e a participação em seus sofrimentos” (CIC, 428). “É deste conhecimento amoroso de Cristo que jorra o desejo de anunciá-lo, de evangelizar e de levar outros ao sim da fé em Jesus Cristo” (CIC, 429).

Com este conhecimento amoroso no projeto de Deus, é que todas/os catequistas que atuam nas diversas Paróquias da Diocese Rondonópolis-Guiratinga, procuram a cada dia, responder o seu chamado na Missão de ser CATEQUISTA. Que todos os catequistas possam renovar sua vocação neste dia, e permanecer fiel na transmissão da mensagem dos ensinamentos de Jesus Cristo, inserindo na comunidade cristã e formando pessoas honestas.

Nossa gratidão a todos os Catequistas da Diocese. Que Nosso Senhor Jesus Cristo vos abençoe, trazendo a cada dia, a Luz Divina em vossas vidas e dos vossos familiares. Dom Juventino, Bispo Diocesano, a Coordenação Diocesana da Pastoral e da Catequese parabeniza todos vocês catequistas, dedicado/as ao serviço da educação da fé com amor e testemunho de vida.

(*) Maria Marleide Ferreira Narciso, especialista em catequese

 

- PUBLICIDADE -spot_img

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Onda de calor gera alerta para MS e parte do estado de SP; Sul de MT e de GO podem ser atingidos

Um nova onda de calor deverá manter as temperaturas elevadas em todo o Mato Grosso do Sul nos últimos...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img