De todas as mil e uma maneiras que o homem pode escolher para ser útil à sociedade, sem dúvida, as mais viáveis e na maioria dos casos as mais eficientes serão aquelas do âmbito de suas próprias ocupações.
As práticas profissionais sofreram mudanças significativas e, nesse setor, pode-se dizer que a influência do Rotary se fez sentir. De acordo com a tendência antiga, o homem de negócios tinha apenas uma preocupação, a de fazer dinheiro. Hoje, ele deve ser íntegro com seus clientes, empregados, concorrentes, fornecedores e também com o público. Os tempos desafiaram a criatividade nos negócios e os negócios aceitaram nobremente os desafios.
É errônea a interpretação de que ser um rotariano impõe ao homem a obrigação de impingir, entre suas relações profissionais, os ideais e preceitos que guiam suas atitudes por ser ele um rotariano. Ele deve esforçar-se para fazer com que seus ideais sejam apreciados e aceitos por todos em sua esfera profissional.
(This Rotarian Age – Meu Caminho para Rotary, março de 1912)
(*) Maria Edir Taube, associada representativa, Rotary Club Rondonópolis – Distrito 4440 – Comissão de Imagem Pública do Rotary