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, 23 maio 2025
 
 

Cuidar e Educar na Educação Infantil: Um Compromisso com o Desenvolvimento Integral das Crianças

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(*) Clarice Rodrigues
(*) Danyelli Baptista
(*) Gislaine Schon
(*) Ilma Alves
(*) Marisalva Alves
(*) Raquel Rocha

A educação infantil é uma etapa crucial no desenvolvimento de uma criança, onde o cuidar e o educar caminham lado a lado para garantir que os pequenos tenham uma base sólida para o aprendizado futuro. Neste artigo, discutiremos a importância de unir essas duas dimensões na educação infantil, destacando como o cuidado gentil e o estímulo à aprendizagem se entrelaçam para promover o desenvolvimento integral das crianças.

Os primeiros anos de vida de uma criança são fundamentais para o seu desenvolvimento cognitivo, emocional, social e físico. É nessa fase que ocorre a formação das bases que influenciam o futuro de cada indivíduo. Portanto, a educação infantil desempenha um papel crítico ao fornecer um ambiente seguro e enriquecedor onde as crianças podem explorar, descobrir e aprender.

O cuidado na educação infantil vai muito além de satisfazer necessidades básicas, como alimentação e higiene. (BRASIL, 1996) Envolver também a criação de vínculos afetivos, o estabelecimento de rotinas previsíveis e a promoção de um ambiente acolhedor e seguro. Quando as crianças se sentem cuidadas e seguras, estão mais propensas a explorar o mundo ao seu redor e a se envolver em atividades de aprendizagem.

A educação na educação infantil não se trata apenas de ensinar números e letras. É sobre criar oportunidades para que as crianças explorem, façam perguntas, experimentem, construam conceitos e resolvam problemas por si mesmas. (MORO et al., 2014). Os educadores desempenham um papel fundamental ao planejar atividades que despertem o interesse das crianças, incentivem a comunicação, promovam a resolução de conflitos e desenvolvam habilidades cognitivas e motoras.

É através do brincar que as crianças experimentam o mundo e desenvolvem habilidades essenciais, como a imaginação, a criatividade, a empatia e a resolução de problemas. (LIMA, 2007) Os educadores devem criar ambientes ricos em oportunidades de brincar, onde as crianças possam explorar livremente e aprender através da diversão.

A colaboração entre educadores e famílias é fundamental na educação infantil. Os pais desempenham um papel importante no cuidado e na educação de seus filhos, e a comunicação aberta entre escola e família fortalece esse processo. Os educadores podem compartilhar informações sobre o progresso das crianças e oferecer orientações para apoiar o desenvolvimento em casa.

Cuidar e educar na educação infantil não são tarefas independentes, mas sim interdependentes. Quando essas duas dimensões são integradas de maneira eficaz, as crianças têm a oportunidade de crescer e se desenvolver de maneira holística. A criação de um ambiente de educação infantil que valorize tanto o cuidado quanto a educação é essencial para garantir que cada criança tenha uma base sólida para o aprendizado futuro e para se tornar um cidadão ativo e bem-sucedido em sua vida. Portanto, o compromisso com o cuidar e o educar na educação infantil é um investimento precioso no futuro de nossas crianças e de nossa sociedade como um todo.

Referencial teórico
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, 2006a. v. 2.
Lei Federal nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Infantil. 2006b.
LIMA, E. S. Brincar para quê? São Paulo: Alia, 2007.
MORO, V. et al. (Org.). Projeto Político Pedagógico 2014-2017:SCALIFRA-ZN. Santa Maria, RS: UNIFRA, 2014.

(*) Clarice Rodrigues Santana, Danyelli Baptista da Silva, Gislaine Schon, Ilma Alves de Oliveira, Marisalva Alves da Silva e Raquel Rocha Drews Valadares são professoras da Educação Infantil na Rede Municipal de Rondonópolis

 

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