23.5 C
Rondonópolis
 
 

Qual a importância do presidente de bairro?

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Comentei no meu artigo anterior que iria colocar meu nome para concorrer à eleição de presidente de bairro, disputando no Jardim Serra Dourada. Mas, depois de muito pensar, cheguei à conclusão que a função de presidente de bairro é de extrema relevância para comunidade, porém é limitado a um pequeno território geográfico. Alem  do uso deste representante pelos políticos para manipulação de curral eleitoral em época de campanha, basta observarmos as buscas desenfreadas dos candidatos pelo apoio destes líderes.
Quero continuar defendendo a valorização desta figura tão importante para o desenvolvimento de um bairro, por conseguinte, da cidade, a exemplo de colocar em uma de minhas propostas, caso fosse eleita, lutar pela remuneração do presidente de bairro, sem vínculo com o poder público, e sim de forma cooperada, rateando esse valor entre os moradores do bairro, evitando assim o “cabresto” da administração municipal, enfim, o valor por morador seria irrisório e o presidente de bairro teria muito mais motivação para exercer seu papel.
Na sua grande maioria, os presidentes de bairros são pessoas humildes, que deixam suas ambições pessoais, deixando inclusive de buscar melhorias financeiras pessoais para se dedicar voluntariamente ao seu bairro. O presidente de bairro exerce o papel que seria do vereador, lutando por melhorias em seu bairro e cobrando do poder público a aplicação de recursos corretamente. A única diferença é que o vereador recebe aproximadamente R$ 8.000,00 de salários + verbas de gabinete e etc e o presidente de bairro, nada. Por isso sou favorável a esta remuneração, por isso, estarei participando do processo eleitoral no meu bairro e colaborando na medida do possível com a diretoria eleita.
Sou uma pessoa que busca, a cada dia, alternativas para fazer a diferença nesta sociedade. Me sinto bem quando estou à frente de lutas que acredito, por isso, estou iniciando um novo projeto, a criação de uma associação de mulheres de Rondonópolis (Associação das Mulheres Rondonopolitanas), pretendo reunir apoio de outras guerreiras de nossa cidade para juntas, desenvolvermos políticas voltadas para diminuição da desigualdade social em nossa cidade, não só das mulheres, como de toda sociedade rondonopolitana.
Paralelo às minhas atribuições como presidente de honra do CMDM, estarei fortalecendo e mobilizando nossa associação, para junto ao poder público buscar parcerias, executar projetos e principalmente preparar nossas mulheres para se tornarem politicamente fortes, pois sabemos que a política move nossas vidas, pena que grande maioria dos políticos só pensa nas próprias.
É inaceitável que em uma cidade com mais de 200 mil habitantes, a Câmara de Vereadores não tenha uma representante do sexo feminino. Não me cansarei de cobrar junto ao Poder Legislativo a criação da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, pois, só assim teremos um órgão com poder de decidir por ações executivas em nosso município que defenda os direitos da mulher, promovendo ações efetivas para diminuir o abismo da diferença social de gênero.
Temos, por  obrigação, nunca desistir de fazer a diferença na sociedade, seja como presidente de bairro, como conselheiras(os) nos diversos conselhos, como membros de associações voluntárias, sindicatos, ongs e etc. Devemos sempre estar insatisfeitos com a falta de dignidade humana, com a discriminação em todos seus tipos, com a centralização do poder financeiro em uma minoria, ou seja, lutar sempre por um mundo melhor, por uma sociedade melhor, por um futuro melhor para nossos netos, bisnetos.
A cada dia, cada um fazendo a sua parte, quem sabe num futuro próximo teremos o orgulho de conhecer uma sociedade igualitária em todos os seus aspectos, mas, isso só será possível se cada um de nós descruzarmos os braços, sairmos do comodismo e, sem medo, defendermos o real valor de cada ser humano.

(*) Sandra Raquel Mendes, presidente de honra do Conselho da Mulher e vice- presidente do PR Mulher Municipal

- PUBLICIDADE -spot_img

19 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite , sou conhecido por Edmar ”Mamao”estive como Presidente da Associacao do meu Bairro por 02 mandatos , na cidade de Lassance Mg, e ajudei a criar outras 02 associacoes, vejo a Associacao como de suma importancia para o desenvolvimento de um determinado bairro ou comunidade .
    caso possa ajudar de alguma forma algum de vcs e so me contactar.

  2. meu nomé é jailton leres fui eleito a PRESIDENTE DO MEU BAIRRO,NO DIA 19/03 2017 NÃO SEI NEM MESMO COMO COMERÇAR, MEU BAIRRO TEM 6,000 MORADORES,É UM BAIRRO PERIFERICO,.NÃO TEMOS SEDÉ PROPIA MAIS TEMOS UM TERRENO, PROPIO COMO DEVO FAZER E POR ONDE DEVO COMERÇAR DE JACOBINA ba

    • De acordo com a presidente da União Rondonopolitana das Associações de Moradores de Bairros (Uramb), Nilza Maria Nunes Sirqueira, as eleições para presidentes de bairros em Rondonópolis são unificadas e são realizadas a cada três anos. Ainda segundo Nilza, as próximas eleições ocorrerão em novembro de 2018 e quando chega na época de eleição é realizada uma reunião onde se convoca os presidentes de bairros atuais, isso 30 dias antes da publicação de um edital sobre o processo. A partir da publicação do edital, que contém todos bairros onde ocorrerão eleições, as inscrições são abertas e o interessado deve preencher um formulário, na Uramb, com os 12 membros da chapa.

  3. Diante da situação no que aceitamos tudo, é justo ser remunerado. Porém, com a educação elevada o povo terá conhecimento do voluntariado, até mesmo para os cargos de vereador, Pois, esta verba não terá vertentes para sempre, isto nos deveriamos precaver agora, para nossas proximas gerações não entrarem em conflitos civis. Acredito que os presidentes de bairros deveria ter acompanhamentos por ONG para nortear. Veja, a politica é um bolo, deveria ser fatiados em partes iguais, isto não acontece porque as populações destes setores não cobram, direcionando os recursos para os presidentes mais atuantes. Portanto, o presidente seria o motivador, organizador dos cidadaos para poder cobrar dos vereadores e prefeito.

  4. EU concordo com Sandra sobre o presidente de bairro devia mesmo ser remunerado pois eles trabalham muito e anda lado a lado com a população nas dificuldades que elas passam com o desemprego e falta de escolas no bairro com falta de urbanização etc..
    Esses sim conseguem ver as dificuldades da população mas mal conseguem ajudar os recursos são pouco .

  5. Se em nossa vida pensarmos só em lucro;não haveria espaço ao prejuízo;não somos capazes de fazer um mundo perfeito,mas temos a chance de melhorar,e se cada brasileiro,se colocar a caminho desta luta,muitos outros o seguiram,pois sou Presidente de Bairro e luto pelo meu bairro para com que futuramente ter uma comunidade melhor,com mais recursos,para meu filho,e porque não dizer netos e bisnetos…;pois com a Força de Deus e Espírito Santo teremos um Futuro Melhor.Eu Acredito.

  6. Parabéns. Gostei muito de seu texto. Lamentável que uma figura tão importante para o desenvolvimento da comunidade, a grande maioria é apenas usado como cabos eleitorais em época eleição. Tenho 21 anos e estou pensando em candidatar me a presidência de minha comunidade.

  7. Jamais os vereadores irão aceitar passar o projeto para que os presidentes sejam remunerados, vão colocar mil e uma desculpas, acha que vai querer perder a redia do cabresto dos presidentes. Ninguém tem a obrigação de trabalhar de graça ainda mais pro município. Pergunta para os nobres vereadores e prefeito o que pensam disso.
    Aproveito para parabenizar esta moça, realmente todos os artigos sempre com muita sabedoria e coragem que e também vem de encontro com a realidade, que pena que não se elegeu. Seria uma ótima secretaria de planejamento, ou habitação.

  8. Parabéns pelo seu belo texto acompanho sempre a opinião do leitor e quando vejo que o texto é seu logo me animo a ler, pois sei que vêm coisas boas… Ou bomba (risos) você é uma mulher audaciosa e muito corajosa fala o que pensa sem rodeios e sem medir se vai incomodar y ou x de pessoas, neste texto você falou de algo que realmente deveria mudar, os presidentes de bairros deveriam ser remunerados com certeza!Como você mesmo colou eles acabam sendo “cabos eleitorais” dos políticos e na maioria das vezes acabam também por vender não só o seu voto, mas também o seu bairro (pois alguns acham que são proprietários).
    Acredito que se isso acontecer e houver uma boa fiscalização e acompanhamento o presidente fará de tudo para fazer um bom trabalho e assim ser reeleito, mas isso tem que acontecer com o máximo de cuidado, pois alguns podem querer tirar proveito da situação e não fazer nada pela sua comunidade.
    Infelizmente Sandra Raquel você não foi eleita, mas tenho certeza que muitos choraram por não ter colocado pessoas como você La na camara municipal, com certeza você com esse seu jeito “livre, determinada, corajosa, audaciosa” iria fazer uma diferença e tanto por lá… Os velhos e novos vereadores iriam dançar catira em suas mãos (risos) a sessão da camara seria muito interessante de ir assistir, pois em cada apresentação de projetos você faria a diferença e caso não votassem a favor… Há imaginem.
    Continue assim com esse gás e com essa determinação tenho certeza que você ainda vai muito longe e quando esta associação estiver pronta gostaria que divulgasse, pois quero participar.

    Tenho uma sugestão para você, gostaria que você escrevesse sobre “Perseguição política quando se muda a administração” porque isso continua acontecendo você concorda?

    Abraços e boa sorte guerreira!

    • Parabéns, tbm concordo, doamos nosso tempo, abrimos mãos de muitas coisas em prol da comunidade em todas as áreas e temos que participar de reuniões chamadas pela prefeitura, posto de saúde e etc. Moro em Uberlândia sou conhecido como Paulinho Pamonha, gosto do meu bairro moro aqui a quase 30 anos, esse jogo político é que não deixa o nosso trabalho fluir, principalmente qdo é oposição, trabalho pro meu bairro não pra partido algum, graças a Deus tive o aval do meu irmão que foi vereador, más muitos não reconhecem nosso trabalho que foi bom, trabalho por Amor sem ser remunerado más deveria ser todo presidente de associação é minha opinião, perdi vários dias de serviço e aí afinal de contas quem mim remunerou, meu irmão foi presidente por 6 mandatos e acessor político e depois ganhou pra vereador, fez um estágio primeiro.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Governador do RS alerta para “maior desastre da história” do estado

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmou nesta quarta-feira (1º) que a destruição das chuvas que...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img