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Educação para o desenvolvimento sustentável

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É indiscutível que atualmente são inúmeras as discussões e propostas para a difusão de um planeta mais sustentável, englobando assim diversos encontros de nível global, como esse que recentemente ocorreu na cidade do Rio de Janeiro, o Rio Mais 20.
Observa-se um aumento na dificuldade de manter a qualidade de vida da população mundial, que vem enfrentando problemas ambientais graves e de difícil solução, como catástrofes que diariamente são noticiados pela imprensa. Isso ocorre devido ao processo de urbanização que se deu a partir da Revolução Industrial provocando um êxodo do homem do campo para as cidades, dessa forma observou-se um vertiginoso crescimento populacional, favorecido também pelo avanço da medicina e conseqüente aumento da expectativa de vida. A partir de então, os impactos ambientais passaram a ter um grau de magnitude alto, devido aos mais diversos tipos de poluição que vem aumentando a cada dia.
Em contra partida, a educação, em todas as suas formas, pode moldar o mundo de amanhã, instrumentalizando indivíduos e sociedades com as habilidades, perspectivas, conhecimento e valores para se viver e trabalhar de maneira sustentável. A sustentabilidade é uma visão que busca equilibrar o bem-estar humano e econômico com as tradições culturais e o respeito aos recursos naturais do planeta, aliado à educação pode-se desenvolver uma ética permanente, promovendo o respeito às necessidades humanas compatíveis com o uso sustentável dos recursos naturais e com as necessidades do planeta.
É fato que a educação é direito de todos, e visa pleno desenvolvimento pessoal e o preparo para o exercício da cidadania. A educação para o desenvolvimento sustentável é um conceito dinâmico que compreende uma nova visão da educação que busca conscientizar pessoas de todas as idades para assumir a responsabilidade de criar e desfrutar um futuro sustentável.
Enquanto representantes de governos, organizações internacionais e não governamentais e sociedade civil se unem para discutir os desafios do próximo século e adotar um plano de ação global para enfrentá-los, é necessário de imediato uma atitude pessoal, com conhecimento e informação, cada pessoa em si pode constituir uma peça chave para construção de um planeta sustentável.
Enfim, o desafio que se coloca é o de elaborar uma educação ambiental inovadora que seja crítica e voltada para a transformação social, buscando em seu conteúdo relacionar os diversos níveis do homem; social, econômico, político e afetivo; à educação. Assim, para administrar os riscos ambientais existe a necessidade de iniciativas com o objetivo de ampliar a participação das pessoas no processo de preservação e garantir através da educação sustentável; um aumento no nível de consciência ambiental.

(*) Kleyva Castro, estudante do curso de Ciências Biológicas da UFMT

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