27 C
Rondonópolis
 
 

Brasil, 6º PIB do mundo: que país é esse?

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Nosso país está indo de vento em popa, deixando para trás economias gigantescas e seculares como o Reino Unido e chegando à sexta economia do planeta. Pode parecer pouco, mas é algo fabuloso para um país que há menos de vinte anos nem era lembrado no cenário mundial. Conforme previsão de estudo do Centro de Pesquisa para Economia e Negócios (CEBR – Centre for Economics and Business Research, em inglês), o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro está abaixo apenas dos Estados Unidos, da China, da Alemanha, do Japão e da França. Afinal, que Brasil é esse?
De acordo com o site português Dinheiro Digital, as exportações brasileiras atingiram 250,3 milhões de dólares (191,4 mil milhões de euros) em 2011, marcando um novo recorde nas vendas externas do país. Isso significa que vendemos para o exterior 250,3 bilhões de dólares ou próximo a 440 bilhões de reais, marcando um aumento de aproximadamente 25% nas vendas externas em relação a 2010. Isso ocorre em momento de crise mundial, com comércio decrescente e perspectivas econômicas desalentadoras para as grandes economias globais. Mas que Brasil é esse?
O agrobusiness foi uma das áreas que mais cresceu no país, passando em 38 anos de uma área de plantio direto de 180 hectares para 26 milhões de hectares. As exportações de carne bovina brasileira devem ficar em torno de 1,6 milhão de toneladas em 2011, ficando o Brasil como maior exportador de carne do planeta, à frente de Austrália (2º lugar) e Estados Unidos (3º lugar).
Quanto ao financiamento das exportações, o Banco do Brasil informa que em 2011, até o dia 15 dezembro, liberou US$ 17 bilhões em adiantamentos sobre contratos de câmbio (ACC) e sobre cambiais entregues (ACE), sendo esse o volume de financiamento mais alto da história, com desempenho superior a 40% em relação ao ano de 2010 e 12,65% acima do recorde de US$ 15,09 bilhões registrado em 2007, período anterior à crise financeira internacional. Isso demonstra o fôlego do exportador e do empresariado brasileiro, apresentando ao mundo um novo Brasil, agora aguerrido, impávido e colossal, mas não mais deitado em berço esplêndido. Agora chegamos à posição de 6º país mais rico do mundo por nossas próprias virtudes. Mas que país é esse?
Esse??? É o meu país. O Brasil dos brasileiros trabalhadores, dedicados, competitivos, mas nunca soberbos ou desprezíveis. É o país do povo mais feliz do mundo, do etanol, do mapeamento genético, o país que se tornou o celeiro do mundo, capaz de fornecer alimento e água potável ao planeta, o país das siderúrgicas, das fábricas de aviões, das empresas recordistas em exportações de automóveis, o país da exportação de minérios e do melhor sistema de votação do planeta, mas também é o país das maravilhas naturais como Amazônia, rios maravilhosos, cachoeiras e chapadas, planaltos e cânions. É o país do pré-sal, que em breve será um dos maiores exportadores de petróleo do mundo. Este gigante da América é o país que exportou 5,286 bilhões de dólares na 3ª semana de dezembro, totalizando 16,421 bilhões em 3 semanas. Esse é meu Brasil.
Caro brasileiro! Se você ainda acha que o Brasil não é um país rico, digo, enormemente rico, pense que seu país tem um PIB maior do que o do Reino Unido (Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales). Já pensou que país é esse???

(*) Vilmar Antônio da Silva (professor de Direito da Faculdade Cathedral de Boa Vista-RR e ex-morador de Rondonópolis)

- PUBLICIDADE -spot_img
  1. Muitos “debocham”do crescimento do Brasil, dizendo que passamos a Inglaterra como sexta maior economia mas que nosso povo não tem o padrão de vida dos ingleses. É uma idiotice pensar assim! Gostaria que de ver os ingleses crescerem e distribuírem a riqueza com um país que tem 65 vezes a sua área territorial. Traduzindo em miúdos em um único exemplo: nossa rodovias precisam ter, em média, 8 vezes mais gastos que na Inglaterra, em função da nossa extensão!

  2. De que adianta estar entre os 6 com o maior PIB do mundo mas a qualidade de vida de seus povo ñ ser compatível. Países como Noruega, Dinamarca tem PIB muito menor mas qualidade de vida muito maior.

  3. O que adianta ter 6º PIB do mundo? cadê a distribuição de renda no país desse PIB? é só comparar o salário de um deputado com o salário mínimo que ganha um trabalhador(no qual contribuicom esse crescimento do PIB).Concordo plenamente com os comentários de Mario e Sophie.

  4. 6ª economia do mundo, superando a Inglaterra, mas o padrão de vida deles com relação ao nosso, a desigualdade é brutal. O poder aquisitivo deles em relação ao nosso é o mesmo que o Barcelona jogar contra qualquer time de nossa cidade! A concentração de renda/riqueza no Brasil já diz tudo.

  5. Eu nao concordo com voce.
    O que e o Brasil ?
    Claro e um pais com um grande PIB. Mas eu acho muito facil so ver UMA FIGURA para dizer que o Brasil e tao poderoso.
    Voce fala do PIB per capita ?
    Nao.
    Voce fala do IDH ?
    Nao

    Claro, temos o sexto maior PIB do mundo, mas se olharmos o IDH ocupamos a posição 84°, estamos atrás de países como Trinidad Tobago. México, Argentina, Bahamas. Se observarmos o PIB Per capita a nível mundial ocupamos a 76º posição.. Entao acho que o que è o Brasil, e antes de todo, um pais com grande desigualdades.

  6. Concordo plenamente pois é uma verdade cristalina. Apenas algumas considerações: esta riqueza não está sendo bem distribuída pois temos uma das maiores concentrações de renda do mundo. Estamos com grande débito nos indicadores sociais:saúde, educação, segurança;moradia;saneamento básico. E ainda estamos tolerantes com a desenfreada corrupção impune e injusta sob os olhares complacentes do STF. Vemos mansões “corruptas” ao lado de casas em mangues. Estamos vivenciando agora a “corrupção das enchentes”. Até quando vamos tolerar estas injustiças sociais?

  7. Estamos voltando aos tempos do “milagre brasileiro” ou “Brasil ame-o ou deixe-o”. A falsidade nunca impediu um ponto de vista de prosperar, quando sustentado pela ideologia e protegido pela ignorância.

  8. Quando tivermos a riqueza do petróleo estaremos melhores.Atualmente o Brasil é o segundo país do mundo em gastos com cosméticos e higiene pessoal, um bom indicador de riqueza.Breve será o 3º em produção e consumo de automóveis e computadores, atualmente é o 5º.AS pessoas pode ser pegas de surpresa daqui a 5 anos quando definitivamente ficará mais claro que somos um dos maiores mercados de consumo e produção de bens e serviços do mundo.Vive-se a maior parte do nosso povo com a imagem do país focada no fracasso de décadas anteriores.O futuro não precisa reproduzir o passado.Podemos ser melhores.E seremos.

  9. Concordo com você !!! Brasil sempre!!! Com nosso suor, muito trabalho!! Deus nos abençoa e nos ensina a sermos grandes produtores, além do nosso magnifico território. Deus é brasileiro!!!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Pesquisadores desenvolvem estudos para melhorar a produtividade e reduzir emissões de metano na pecuária de MT

Pesquisadores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em parceria com a Universidade Federal de São Carlos e...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img