16.6 C
Rondonópolis
, 20 maio 2024
 
 

O meio ambiente e o ser humano

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Sempre questiono por que o homem e o meio ambiente têm convivência tão difícil? Por que um se torna obstáculo para outro, quando é possível ser útil entre si? Sempre observo que o ser humano não vem dando o devido valor no pouco verde que ainda resta se compararmos com a população existente no mundo. Muitas vezes é possível conservar uma árvore, mas ele prefere destruí-la. Fiquei preocupada quando li no jornal A TRIBUNA que o nosso ipê amarelo estava ameaçado e que o órgão competente não está fazendo nada para preservá-lo. Depois apareceu outro artigo onde dizia que o ipê havia florescido por completo. Será necessário que ele não floresça para que façam alguma coisa? Ai não será tarde demais?
Em viagem recentemente para Campo Grande-MS, pude ver o que é valorizar uma árvore. Em pleno centro, pude observar árvores centenárias sendo tratadas e em sua volta madeiras as escorando para que elas não caiam. Aqui, pelo contrário, cortam uma árvore sem piedade, como foi o que aconteceu com a figueira na BR-364, saída para Cuiabá. Aquela árvore tinha décadas e o local já simbolizava como o posto da figueira. Por que cortá-la? Era possível conservá-la? Sim!
Bastava o homem querer e ter bom senso. Faz-se necessário que olhassem um pouco mais para o futuro, pois sabemos que não ira demorar muito para que o verde perca o seu espaço aos concretos e asfaltos em nome do progresso.
Quando não possuirmos mais verde, o ar tornar-se irrespirável e o ser humano esperar as chuvas que não virão, talvez pensem antes de destruírem o que a natureza levou dezenas ou centenas de anos para construir. Como se já não bastassem às queimadas que a tudo devora e massacra a fauna e a flora, o que leva a extinção de muitas espécies, o homem também deixa suas marcas por onde passa.
Pense no que estão fazendo, nos filhos e netos que serão os herdeiros desse planeta que se tornará inabitável se continuar a destruição.

(*) Cidinha Carvalho, escritora e funcionária pública municipal

- PUBLICIDADE -spot_img
  1. Penso que medidas radicais devem ser tomadas para se proteger o meio ambiente, inclusive cadeia por longos anos, pois campanhas e mais campanhas de esclarecimento são realizadas, mas tem gente que acha isso brincadeira. Não é brincadeira, é sério, muito sério, pois estamos pondo em risco a nossa própria sobrevivência. Nosso planeta está dando alertas e mais alertas, basta observar os acontecimentos catastróficos ao redor do mundo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Carlos Bezerra é internado em UTI após cair e bater a cabeça; quadro é estável

O ex-deputado federal e presidente estadual do MDB, Carlos Bezerra, deu entrada no Hospital São Matheus, na Capital, na...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img