23.4 C
Rondonópolis
 
 

Um gesto de partilha

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

noNa Assembleia dos Bispos do Brasil, em abril de 1999, a Igreja Católica aprovou o Projeto da Campanha para a Evangelização. Tem como objetivo “intensificar o compromisso dos cristãos com a evangelização e ao mesmo tempo motivar para uma coleta em recursos econômicos a favor da Evangelização da Igreja no Brasil”. Entende a Igreja, que dessa maneira todos podem contribuir com a evangelização. Os batizados além de evangelizar têm o dever de colaborar na sustentação das atividades pastorais da Igreja.
Neste ano, a motivação teve seu início na festa de Cristo Rei no dia 22 de novembro e se estende até o dia 13 de dezembro quando em todas as comunidades católicas realiza-se uma doação espontânea a favor da evangelização. Os resultados serão repartidos em três instancias: 45% permanece na diocese para os projetos de evangelização, catequese e dinamização das pastorais; 20% dos recursos se destinam a projetos de evangelização nos Regionais da Igreja. Em nosso caso esses recursos destinam-se à missão conjunta das 10 dioceses no Estado de Mato Grosso e 35% para grandes projetos de evangelizarão em todo Brasil, especialmente na Amazônia e nas regiões mais carentes como as periferias das grandes cidades.
O tema motivador aponta para “Ele se fez pobre para nos enriquecer”. Deus enviou seu Filho Jesus ao mundo. Nasceu pobre e humilde. Caminhou na terra de Israel e anunciou a Boa Notícia do Reino. Morreu e Ressuscitou para que todos tenham vida. Essa vida que Jesus veio trazer é o conteúdo da evangelização que a Igreja tem a missão de anunciar ao mundo inteiro. É para essa missão que a igreja realiza a “Campanha da Evangelização”.
A citada Campanha realiza-se no tempo do Advento. A Igreja procura assim despertar na consciência dos católicos, a responsabilidade diante da missão. Como um importante instrumento na edificação do Reino de Deus, garante os recursos necessários para a evangelização e as pastorais da Igreja. É na oração, na conversão e na acolhida do Messias, o Salvador que o cristão volta sua vida para Deus e abre seu coração para os irmãos.
Neste tempo que antecede o Natal, a Igreja prepara aos cristãos para celebrar o nascimento do Salvador. Ele é dom, presente de Deus para toda humanidade. Cada pessoa é chamada a contribuir para que este dom precioso para a humanidade que é Jesus Cristo seja anunciado entre todos os povos. Pela fé recebemos a graça de conhecer e amar Jesus Cristo. É compromisso da Igreja e de todos os seguidores de Jesus Cristo e anunciá-lo àqueles que ainda não o acolheram.
A evangelização é o núcleo central da vida da Igreja. As palavras de Jesus são claras “Ide, pois pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho” (MT 28,18). Essa missão a Igreja tem realizada ao longo dos séculos e assim o Evangelho chegou até nós. Hoje nós temos a responsabilidade de fazer com que o Evangelho chegue às novas gerações e aos povos que ainda não conhecem Jesus Cristo. Os tempos mudaram e a evangelização requer de instrumentais mais modernos como meio de transporte, televisão, rádio, impressão de material de evangelização.
Evangelizar é preciso. Mas o trabalho evangelizador exige pessoas convertidas a Jesus Cristo e capacitadas para a missão além de recursos tecnológicos e certa estrutura de apoio. É hora de evangelizar, de participar, de partilhar, de repartir para que as comunidades tenham o necessário para que o evangelho seja sinal de vida, de esperança, de salvação e de promoção da dignidade humana.
(*) Dom Juventino Kestering é bispo da Diocese de Rondonópolis

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Plano diretor: Justiça determina atualização em cidade de MT; em Roo projetos empacam na Câmara

Com a atualização do plano diretor atrasada há oito anos, a Justiça determinou que o município de Pontes e...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img