25.8 C
Rondonópolis
 
 

Música como ferramenta de ensino na escola

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

noA música é fundamental para o desenvolvimento na fase infantil, para os adolescentes e na fase adulta. Através dela os seres humanos elaboram seus conflitos, apropriam-se do mundo em que vivem, desenvolvem a criatividade e socializam-se. A música está presente em todos os ambientes. Os sons são notas musicais que, muitas vezes, passam despercebidas por nós; sons podem vir do carro que passa, do apito da sirene, do vento que balança as folhas, do bebê que chora ou mesmo balbucia. Sons/músicas estão presentes em nossa vida. Somos afetados por eles sem pensar neles ou senti-los.
Ela altera nosso estado de espírito. O corpo reage às vibrações dos sons, são despertadas emoções que interferem no funcionamento de nosso organismo. Existem teorias que comprovam as reações de células e órgãos através das emoções que são deflagradas. Pela música o educando desenvolve suas capacidades psicomotoras, estimula a memória, tem ajuda para desenvolver a autoconfiança. A música ainda dá a ele a oportunidade de vivenciar um processo criativo por meio da arte musical.
É um veículo de comunicação com enorme abrangência e que fala diretamente da emoção das pessoas. Por ser um meio de comunicação tão direto, ela permite que as classes populares se expressem e lutem cantando por seus direitos. Verbalizar sonhos e certezas faz parte das necessidades intrínsecas do ser humano e isso pode significar encontrar algum prazer na necessidade. A música pode trazer o consolo espiritual que dá sentindo a existência, que pode nos resgatar do “fundo do poço” e que também pode nos encher de alegria e bem-estar com a vida, podendo alterar e liberar partes reprimidas inscritas em nosso corpo.
Usado então como atividades em sala de aula tem apresentado resultados muito positivos, principalmente porque a sociedade atual está cada vez mais violenta. Sabemos que as causas são muitas e que precisamos enfrentá-las de forma a construir uma nova visão de mundo, pois temos a necessidade de lutar por uma sociedade mais harmoniosa, já que nossos jovens vêm sofrendo a cada instante algum tipo de violência. Refletindo sobre isso, a Direção da Escola Estadual Professor Demétrio de Souza, em Várzea Grande, desenvolve com a comunidade escolar, especialmente crianças, adolescentes, jovens e adultos que geralmente são moradores do mesmo bairro (Maringá I – Várzea Grande) e possuem uma musicalidade sensual (influenciada pela mídia), atividades lúdicas que inclui a música.
A necessidade e a dificuldade ao acesso a uma musicalidade de qualidade nos levaram a elaborar há cerca de 3 anos o Projeto Demétrio Show Music, para minimizar esta problemática e incentivar o bem-estar do aluno na Escola e na comunidade. Diante de reflexões é que iremos resgatar a sensibilidade dos alunos por meio da música e desenvolver o poder do senso crítico permitindo que eles tomem decisões conscientes para uma vida com mais dignidade e respeito para com o mundo em que vivemos e incentivar a ação compromissada com o grupo escolar.
Procuramos também articular este projeto com o Projeto Político Pedagógico da Escola que prioriza a permanência e o sucesso do aluno na Escola.
(*) Márcia Regina D. Miranda é professora da rede estadual de ensino

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Plano diretor: Justiça determina atualização em cidade de MT; em Roo projetos empacam na Câmara

Com a atualização do plano diretor atrasada há oito anos, a Justiça determinou que o município de Pontes e...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img