35.6 C
Rondonópolis
 
 

EXERCÍCIOS FÍSICOS NA GESTAÇÃO

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Especialista tira as dúvidas e dá dicas para uma gravidez tranquila

Muitas mulheres ficam em dúvida se podem começar ou continuar praticando exercícios físicos durante a gravidez. Reunimos as principais dúvidas das gestantes e perguntamos ao prof. dr. Marco Antonio Borges Lopes, que é livre-docente da clínica obstétrica da Faculdade de Medicina da USP. Confira!
Mulheres esportistas podem continuar suas atividades na gravidez?
Quando se pensa em prescrição da atividade física para gestantes, levamos em conta principalmente a segurança e a saúde da mulher e do feto. No caso da gestante atleta, temos outro ponto de suma importância: a preocupação da atleta em retornar ao seu condicionamento pré-conceptual e ainda ser competitiva. Para isso, é necessário manter um nível de treinamento durante a gestação que seja suficiente para ela retornar, sem comprometer a sua performance, e ao mesmo tempo manter uma gestação saudável e sem riscos para o bebê. Atualmente, há programas de treinamentos seguros, devendo ser adequado para cada atleta.
O que levar em conta durante os exercícios?
Devemos levar em conta o efeito da gestação na habilidade competitiva e o efeito do treinamento vigoroso na gestação, particularmente no feto. As pesquisas mostram que o exercício vigoroso diminui o peso do recém-nascido. Um dos motivos pode ser o fato de atletas apresentarem, em geral, baixa porcentagem de gordura corporal, necessária para um bom rendimento no esporte. Isso pode ser um fator limitante para o crescimento fetal adequado, pois o ganho de peso materno abaixo dos valores recomendados (principalmente no terceiro trimestre) parece estar associado a ganhos de peso menores do bebê. Recomenda-se, portanto, que a atleta que deseje manter sua rotina de treinamento tenha um acompanhamento nutricional contínuo, de forma a adequar sua ingestão calórica diária à prática do exercício e à gestação, proporcionando um ganho de peso adequado a fim de minimizar possíveis riscos fetais. Outra grande preocupação relacionada ao exercício extenuante na gestação é o risco de estresse fetal que pode ocorrer durante e imediatamente após o exercício. O feto também pode correr risco com o aumento da temperatura corpórea da mãe, dependendo da intensidade do esforço. Por isso, é necessário monitorar continuamente a intensidade e os intervalos dos treinamentos.
Como evitar esses riscos?
Em linhas gerais para evitar qualquer prejuízo fetal, a gestante atleta deve se hidratar constantemente e ter o seu treino intercalado com intervalos, evitando treinos extenuantes. Também é importante que haja monitoramento dos parâmetros aeróbicos, metabólicos e da medida do colo uterino, bem como do feto, verificando crescimento, vitalidade e volume do líquido amniótico.
Qual a duração ou periodicidade seguras?
Recomendamos que gestantes saudáveis acumu­lem cerca de 30 minutos de atividade aeróbia moderada o maior número possível de dias na semana. Esse tempo de duração tem mostrado ser suficiente para aumentar o seu condicionamento físi­co de forma segura. Mulheres sem condicionamento físico prévio devem iniciar com 15 minutos de exercícios em dias alternados. Atividades longas não são recomendadas em virtude da dificul­dade que o organismo da gestante enfrenta para manter a temperatura corpórea e para o balanço calórico-energético.
Quais os exercícios mais indicados?
Os exercícios mais indicados são atividades aeróbias, exercícios resistidos e atividades no meio aquático, tais como caminhadas, musculação, natação ou hidroginástica.
Existem atividades que devam ser evitadas?
Atividades esportivas como basquete, vôlei, futebol, lutas mar­ciais ou outras que envolvam contato físico. Corrida intensa, esqui aquático, hipismo, mergulho com cilindro de oxigênio e ginástica de alto impacto também são perigosas. A gestante também deve evitar exercitar-se na posição horizontal, com a barriga para cima, após o primeiro trimestre da gestação. Esta posição dificulta circulação sanguínea.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Pais e responsáveis devem atualizar cadastro escolar nas 647 escolas da rede estadual de ensino

Pais ou responsáveis de estudantes das 647 escolas estaduais devem atualizar, até 30 de maio, os dados no cadastro...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img