35.6 C
Rondonópolis
 
 

QUANDO A GRAVIDEZ NÃO VEM

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Tantos sonhos, tanta expectativa, e o tão desejado filho não vem. Confira as dicas do especialista e realize este grande sonho

Hoje em dia, o sonho de ser mãe vem acontecendo depois de tantos outros sonhos realizados. O casamento, a faculdade, os cursos, carreira esta-belecida, são tantas etapas que a maternidade acaba ficando para mais tarde. E quando finalmente chega a hora de desacelerar e engravidar, isso não acontece.

As dificuldades não são raras, acometem cerca de 10% a 15% dos casais que desejam ter filhos, explica o médico ginecologista, especialista em reprodução humana, dr. Mário Cavagna, secretário da Comissão Nacional de Reprodução Humana da
FEBRASGO.
“Existem em todo o mundo cerca de 80 milhões de casais com problemas reprodutivos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Esse número vem aumentando, principalmente pelo fato das mulheres buscarem a maternidade em idade cada vez mais avançada.”

A principal razão do aumento da dificuldade reprodutiva, explica dr. Cavagna, é representado pela mudança no papel social da mulher.
“Há 50 anos, as mulheres casavam com 18 anos e começavam a ter filhos com 19 ou 20. Essa é a situação ideal, mas do ponto de vista social, atualmente é impensável.
“A idade ideal para a mulher engravidar é em torno dos 20 anos. Além disso, a exposição a poluentes, xenobióticos, e o estresse determinado pela vida moderna têm, igualmente, o seu papel”, alerta o médico.
A primeira orientação, que vale para todos os casais em dificuldades de engravidar, é buscar a causa para o problema.
“O especialista deve ser procurado caso a mulher tenha até 30 anos, após um ano a 18 meses de tentativa de engravidar; após os 35 anos, 6 meses de tentativas sem sucesso já justificam a procura de um especialista.”
Mitos e verdades

Especialmente quando surgem as primeiras dúvidas sobre as dificuldades para engravidar, pesquisas em sites não confiáveis, conselhos de amigas ou parentes acabam trazendo uma séria de simpatias, receitas caseiras e até mesmo conselhos sobre a posição no momento da relação sexual para ‘ajudar’ o casal.

Segundo dr. Cavagna, em caso de dúvidas, o casal deve realmente procurar um médico especialista. Receitas caseiras e simpatias não ajudam em nada, podem criar falsas expectativas e retardam ainda mais a realização do sonho da maternidade.

Principais métodos
Estima-se que, em todo o mundo, existam hoje 3 milhões de indivíduos nascidos a partir de técnicas de reprodução assistida, que são as mais utilizadas atualmente para o tratamento da infertilidade.
Existem técnicas de baixa complexidade, como a inseminação intra-uterina, por meio da qual é feita uma estimulação ovariana suave e os espermatozóides, preparados em laboratório, são introduzidos no útero da paciente por meio de um cateter.

As taxas de sucesso das técnicas são muito varáveis e dependem de inúmeros fatores, como diagnóstico, quantidade e qualidade dos óvulos, qualidade dos espermatozóides e da idade da mulher.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Confira se seu medicamento terá isenção ou redução de imposto

A regulamentação da reforma tributária sobre o consumo trará medidas para evitar a alta no preço de medicamentos. Um...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img