22.4 C
Rondonópolis
, 10 maio 2024
 
 

Atividades na academia

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Já passou o tempo em que academia era só para quem precisava treinar. Hoje, é possível encontrar, entre os frequentadores, pessoas dos mais diversos perfis: aqueles que querem emagrecer ou manter o peso, quem busca uma maneira de diminuir o estresse do dia a dia, aqueles que querem ficar sarados, com o corpo bem definido, ou todas essas coisas ao mesmo tempo.
Como começar?
Para ter qualidade de vida, é preciso por o corpo em movimento e praticar atividades físicas. Porém, para evitar começar as aulas e desanimar logo em seguida, é preciso identificar esportes que combinem com sua personalidade e se adequem à sua capacidade física. Por isso, ao pensar em se matricular em uma academia, surge logo a dúvida: em meio a tantas opções, qual modalidade devo escolher?
O primeiro passo é descobrir o que você pode ou não fazer. Há esportes que não têm contraindicações e podem ser praticados por pessoas de todas as idades (desde que sejam orientados por profissionais habilitados), como o judô, a hidroginástica e a musculação. Dependendo da avaliação médica (que toda academia deve exigir de seus alunos), o professor pode liberar a prática de atividades que exigem mais força ou capacidade cardiorespiratória, como ginástica aeróbica, natação, ciclismo e esportes coletivos.
Dança ou artes marciais?
Há, também, outras categorias de atividades, que aliam o trabalho dos músculos à concentração e à respiração, como yoga, tai chi chuan e até mesmo o pilates. Outras opções indicadas para quem quer aumentar a concentração e diminuir o estresse são as aulas de dança. Aqui, a gama de ritmos a escolher é incrível: do ballet clássico, passando pela dança de salão e chegando à street dance, você pode ficar com aquela opção que mais tenha a ver com seu gosto musical.
Falando em aliviar tensões, que tal frequentar as aulas de artes marciais? A maior parte delas tem como filosofia o autoconhecimento e concentração: além de movimentar o corpo e melhorar sua autopercepção, você ainda aprende a se defender. Capoeira, karatê, jiu-jitsu, tae kwon do, muay-thai e o já citado judô são as mais populares e têm grandes ensinamentos para nos ajudar a cuidar do corpo e da mente.
Cuidados na academia:
–    Vale a pena repetir sempre: não importa o esporte escolhido, tenha sempre em mente que o aquecimento faz parte da atividade e deve ser feito com a mesma dedicação que os exercícios indicados pelo professor!
–     Se você tem diabetes, preste atenção no nível de glicemia antes, durante e depois da atividade!
–    Use os apetrechos de segurança indicados para cada esporte – sejam luvas, calçados especiais ou protetores. Eles foram desenvolvidos para você praticar seu esporte com prazer e segurança.
Com tantas opções, você poderá escolher uma modalidade que seja mais interessante para você. Além disso, consulte sempre seu médico. É de fundamental importância certificar-se que você pode se exercitar sem riscos. Ele é o profissional adequado para orientá-lo quanto a melhor prática esportiva de acordo com seu perfil e objetivos de saúde.

Fonte: www.mudandoodiabetes.com.br

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Estica a corda: Pátio busca Justiça para não pagar emendas até 30 de junho

Em meio às cobranças dos vereadores sobre o pagamento das emendas impositivas previstas na Lei de Orçamento Anual (LOA)...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img