35 C
Rondonópolis
 
 

Novas tecnologias na odontologia

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

EdcarlosQuer fazer um tratamento ortodôntico rápido, menos doloroso, e altamente estético? Entregue seu sorriso a essa maravilhosa tecnologia criada pela NASA (com a criação de ligas metálicas termicamente ativadas. Tecnologia desenvolvida para colocação de satélites no espaço e na confecção de antenas para os veículos do pragrama “Space Shuttle” os ônibus espaciais), e importada para uso ortodôntico no qual permite que um tratamento seja finalizado com até 6 meses de antecedência em relação ao convencional.

A novidade chama-se aparelho ortodôntico autoligado. É a denominação mais comum de aparelhos compostos por brackets “pecinha do aparelho” que não necessitam de ligaduras elásticas (borrachinhas) para que o fio fique preso no aparelho. As peças possuem um dispositivo próprio, geralmente semi-automático, que serve para prender o fio em seu interior.
Os aparelhos autoligados são assim tão eficientes porque não necessitam de borrachinhas. Isso diminui o atrito entre o fio e o brackets, permitindo a aplicação de forças super leves, o que é ideal para uma excelente movimentação ortodôntica, além de trazer mais conforto ao paciente. O mecanismo também diminui o número de consultas necessárias, uma vez que devemos deixar o aparelho “trabalhar” de forma mais contínua. As consultas também são mais rápidas, devido à facilidade em se trocar os fios. A intenção da ortodontia moderna é um tratamento mais rápido e mais simples. Com brackets autoligado você conquistará resultados mais rápidos.
Esses aparelhos ortodônticos têm sido apresentados como um diferencial para o ortodontista que procura se desdobrar na tentativa de oferecer um tratamento de excelência no menor tempo possível. Com um design mais estético, significativamente menor, apresenta uma redução no acúmulo de alimentos principalmente devido à ausência da ligadura elástica (borrachinha colorida), este sistema representa um conforto a mais para o paciente, menos dor em relação ao tratamento convencional (aparelho com borrachinhas).
A justificativa principal desse novo sistema é que o seu desenho permite um rápido alinhamento dentário, devido ao fato dos dentes deslizarem com pouco, ou nenhum, atrito entre o brackets e os fios comparado com as borrachinhas coloridas que chegam a segurar mais os dentes prejudicando a movimentação.
Outra grande vantagem desta técnica, e que justifica a escolha de brackets autoligados é a possibilidade de redução na intensidade de força aplicada para gerar movimentação, com isso mais previsível é o resultado e menor é a sensibilidade que o paciente sente após a ativação, ou seja, a mecânica se torna cada vez mais próxima do ideal biológico (movimentação dentária sem prejuízos ao periodonto de sustentação, ou seja, menor reabsorção de raiz e osso).
O aparelho autoligado também possui a versão estética que praticamente não compromete a aparência do paciente. Uma excelente opção para quem depende da sua imagem na profissão. No caso dos autoligados estéticos em cerâmica, outra vantagem é a não pigmentação das borrachinhas com o passar dos dias, o aparelho continua da cor do dente independente do que o paciente come o que não ocorre com os aparelhos estéticos que utilizam borrachinhas.

Aparelho dentario - edcarlos

Por Edcarlos Soares, clínico geral,
CRO-MT 2902./(66) 3421-4370.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Eleições municipais: Ex-presidentes da Câmara ensaiam retorno

Pelo menos três ex-presidentes da Câmara Municipal têm projetos para retornar ao Legislativo nas eleições municipais deste ano, a...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img