25.5 C
Rondonópolis
, 17 maio 2024
 
 

Rituais para um descanso restaurativo

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Mulher dormindo - corSegundo o Ayurveda – o sistema de cura mais antigo do mundo – o ser humano só terá saúde se viver conectado com os ritmos da natureza.

O advento do progresso trouxe grandes benefícios para a humanidade, mas como tudo na vida também tem seu lado negativo.

Vivemos em um mundo totalmente materialista, consumista que se preocupa com as aparências e que é domesticado (como um cachorrinho) a competir, a ser o melhor.

Trabalhamos, corremos o dia todo, vivemos conectados à internet por Ipod’s, Iphone’s, Ipad’s, e computadores. O ciclo se torna vicioso e se aprofunda a cada instante.

Toda essa correria e agitação culmina em agitação das nossas vidas. Continuamos ligados 24 horas por dia.

Seguindo então os preceitos dessa medicina milenar, podemos prevenir doenças, por meio de hábitos inseridos no nosso dia-a-dia. Dormir bem é essencial à saúde. Mas quem consegue dormir bem com essa correria toda? Ao chegar em casa continuamos acessando os “instrumentos de progresso” e mantemos nosso cérebro aceso e como que recebendo a luz do sol infinitamente, eternamente…

Que tal analisar a vida de nossos ancestrais?

Jantava-se cedo, e como não havia luz, dormia-se cedo também, logo após o pôr-do-sol para assim acordar novamente ao nascer do sol, quando voltava a luz.

Para se ter uma boa noite de sono, é preciso que a glândula pineal – localizada no topo da cabeça – secrete um hormônio que se chama melatonina. E para seu conhecimento, isso só acontece quando estamos no escuro.

Portanto, vai aqui a grande dica: depois do pôr-do-sol, seguindo os ritmos da natureza, comece um trabalho gradativo. Desligue o computador e todos os “is” que você possuir. Aquiete a mente, harmonize sua casa com luzes de velas, óleo essencial de lavanda, uma música tranquila.

Jante sopas, o mais cedo possível, faça uma leitura leve, massageie a sola dos pés com óleo de amêndoas e o topo da cabeça com óleo puro de gergelim.

E pouco antes de dormir, tome uma xícara de leite morno com noz-moscada e açafrão. Faça vários ciclos da respiração alternada e apague a luz por volta das 22h30.

E você verá que aos poucos seu corpo se conectará com esse ritmo circadiano e o sono aos poucos se restabelecerá.

Resultado: mais saúde e mais bem viver para você.

Fundadora do Ciymam, Márcia de Luca, dá cursos e palestras em empresas. É autora do livro Ayurveda – Cultura de Bem Viver.

www.marciadeluca.com.br

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Sispmur alerta: “Fantasma do CRP” volta a rondar o Paço

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rondonópolis (Sispmur), Geane Lina Teles, externou ontem sua preocupação com...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img