22.8 C
Rondonópolis
, 17 maio 2024
 
 

Gelados: agressores do corpo

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Professor Antônio Frange
Professor Antônio Frange

A maioria das pessoas tem o hábito de ingerir líquidos gelados e mesmo sólidos gelados. O que precisamos lembrar é que as geladeiras e outros similares foram construídos para conservar alimentos perecíveis, por mais tempo, para serem consumidos posteriormente, mas isso não significa que tudo que é conservado na geladeira tem que ser ingerido gelado e nem que temos que colocar água, refrigerante, sucos e outros líquidos para serem ingeridos gelados. Mas, analisando a ingestão de gelados, concluímos que agridem o nosso organismo, provocando várias doenças ou desarmonia em alguns órgãos, como o nosso aparelho respiratório.
Citaremos algumas dessas agressões; hábitos nocivos à saúde. Primeiro, sabemos que o nosso organismo tem uma temperatura de 36 graus centígrados, o que consideramos quente. Nada em nosso corpo é gelado, ninguém urina gelado, tudo que o organismo elimina é quente. Se você soprar no espelho vai perceber os vapores embaçando o vidro e vapores são quentes. Então, se tudo no organismo é quente, porque introduzir gelados? Isso é somente para agredir o corpo de maneira cruel e sem necessidade. Então vamos às agressões:
Primeiro: quando ingerimos o gelado, ele entra no lugar quente, o organismo vai trabalhar este gelado para transformá-lo em quente, ou seja, nos 36 graus centígrados, gastando energia desnecessariamente. Segundo: na ingestão do gelado, o contato com o quente provoca um choque térmico, ocasionando a queda da resistência orgânica, no qual todos os micróbios patogênicos (causadores de doenças) tomam conta do organismo, principalmente das vias respiratórias e pulmões, aparecendo as rinites, sinusites traqueítes, bronquites, pneumonia, amigdalite e ainda faringite, porque a faringe mesmo sendo do aparelho digestivo sofre as conseqüências.
Terceiro: no choque térmico, as toxinas liquidas e gasosas que são eliminadas naturalmente pelo organismo se solidificam e não mais serão eliminadas. Então, sabiamente o organismo vai acumulando estas toxinas em alguma parte do copo, como se estivesse jogando o lixo da casa em um canto, formando o que se chama na medicina de tumores, que podem ser malignos ou benignos, dependendo dos tipos de alimentação das pessoas assim também com alguns tipos de vícios, toxinas das carnes, cigarros, álcool e outros.
Quarta: na ingestão direta ou diária de gelados, eles vão formar um muco no estômago e partes do corpo; um muco muito pegajoso como se fosse um lodo criado pelo excesso dos gelados, ocasionando um encharcamento no corpo, como se fosse uma obesidade. Isto pode perceber na língua, se você observar sua língua no espelho vai verificar que ela está aumentada pelo excesso de encharcamento deste muco. E você vai perceber nas suas bordas sinais dos dentes, porque ela não tem mais espaço para encharcar mais, sendo que os dentes impedem, formando estas marcas e, quando as pessoas deitam, a língua encharcada obstrui a glote e o ar não entra e nem sai com facilidade e, então, saem forçados provocando os roncos e não adianta aumentar o espaço da glote, porque a língua vai ocupar este espaço também. Muitas vezes as pessoas sentem na garganta um incômodo como se fosse um pigarro e, no entanto, é apenas estes mucos pegajosos que estão na garganta, vindos do estômago.
Quinta: quando se está ingerindo uma refeição quente, no caso um almoço, onde tem gorduras líquidas, com a ingestão de gelados, elas se solidificam e fazem com que o organismo demore para aquecê-la, para poder ser absorvida no intestino, ocasionando gasto desnecessário de energias. Na China e no Japão, a população tem os hábitos de ingerir líquido morno, no caso os chás e outros, não existindo pessoas encharcadas como no ocidente, por isso que são magros.
Quando as pessoas corrigem estes hábitos de ingerir gelados, com o tempo o organismo vai voltando ao normal, ou seja, desencharcando e eles dizem que a pessoa está emagrecendo, mas na verdade está com o mesmo peso, só que aqueles mucos pegajosos desapareceram do corpo.
Esses hábitos de ingerir gelados existem muito nos Países Ocidentais, onde tomam muitas bebidas geladas e em grandes quantidades. Quando em tempos passados, ainda estavam começando as fabricações de geladeiras e mesmo as poucas pessoas tinham pouco acesso a elas, não bebiam gelados e não tinham estas doenças citadas que agridem o organismo; as pessoas eram mais saudáveis. Hoje vemos crianças com problemas das doenças respiratórias, ocasionadas pelo excesso de gelados, por descuido dos pais ou responsáveis pela criança. Vamos nos conscientizar desta pura realidade e procurar corrigir estes hábitos em beneficio de nossa saúde. Tudo que você ingerir na temperatura do corpo ele vai te agradecer, porque vai gastar menos energias e não vai ser agredido, você vai sentir melhor. Quando estamos com sede, que é a manifestação do corpo que está faltando água, não quer dizer que temos que ingerir água gelada. Se tomar toda manhã em jejum um copo de água morna, o seu intestino vai funcionar melhor e se tomar gelada ele não vai funcionar bem.
Em países de climas frios ou gelados, morrem muitas pessoas idosas, porque o frio intenso contrai os vasos sanguíneos da periferia do corpo obstruído em parte a circulação do sangue o que força o coração a trabalhar mais para mandar sangue nas periferias, ocasionando problemas cardíacos, levando a óbito. Dentro do organismo não será diferente, os gelados também vão provocar contrações nos vasos sanguíneos, músculos e nervos.
Analise bem esta matéria, procure cuidar melhor do seu corpo porque ele foi construído para abrigar a sua alma, portanto ele é o Templo da Alma.
Prof. A. Frange
Terapeuta Holístico – CRT N. 40.691
Av. João XXIII, n. 185, B. Santa Cruz
E-mail [email protected]
Cel.9614-6214

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

1 COMENTÁRIO

  1. Já desconfiava muito desta ‘obrigatoriedade’ de se beber gelados. Toda mudança de hábito tem uma certa resistência no início, mas, então qual seria a temperatura mais próxima do “morno” para começar esse ‘tratamento” com o nosso corpo? É lógico que sabores terão que ser esquecidos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Sispmur alerta: “Fantasma do CRP” volta a rondar o Paço

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rondonópolis (Sispmur), Geane Lina Teles, externou ontem sua preocupação com...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img