21.6 C
Rondonópolis
 
 

Açúcar doce e muito perigoso

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

noO açúcar é usado na alimentação humana como adoçante, para dar sabor doce em alguns alimentos, como bolos, biscoitos, refrigerantes, sorvetes e doces em geral. Embora seja agradável pelo seu paladar, tendo preferências das crianças, adultos e idosos. Todos os seres humanos precisam de algum tipo de açúcar para viver, mas é preciso saber que todo açúcar que precisamos é conseguido de uma alimentação equilibrada, com cereais, frutas, sucos naturais, legumes e verduras.
No processo metabólico do corpo, estes tipos de nutrientes contêm carboidratos que se transformam em um tipo de açúcar chamado de glicose, que é a principal fonte de energia necessária ao bom funcionamento de nosso organismo. Este é o chamado de açúcar estrutural, cuja energia ajuda no crescimento e regeneração celular. O açúcar uns 40 anos atrás era vendido em farmácias, devido ao custo mais elevado e a dificuldades de sua produção. O consumo do açúcar ficou mais acentuado a partir da sua industrialização e passou a fazer parte dos mais diversos tipos de guloseimas, como os refrigerantes, sorvetes, biscoitos, balas, chocolates, doces em geral, bolos, pães entre outros.
Mas hoje nos vemos que, na realidade, ele é um inimigo disfarçável, pois os seus efeitos são nocivos à saúde. Existem vários tipos de açúcar, sendo os mais conhecidos o mascavo, demerara, cristal e refinado. O mascavo é quase bruto, escuro e úmido, extraído depois do cozimento do caldo de cana; como não passa pelas etapas de refinamento, ele conserva todos os nutrientes, como o cálcio, ferro, magnésio, fósforo e outros minerais. O açúcar demerara, que passa por um refinamento leve e não recebe aditivos químicos, tem seus cristais marrons, devido à camada de melado que envolve seus cristais, tendo o mesmo valor nutricional que o mascavo, inclusive o sabor parecido com o caldo de cana. Estes dois tipos de açucares contêm: 80 mg de cálcio, 29 mg de magnésio, 22 mg de fósforo, 346 mg de potássio e outros minerais e vitaminas com B1, B6.
O açúcar cristal, já passa por processo de refinamento e clareamento, perdendo grande parte dos seus nutrientes. Já o açúcar refinado, como o nome já diz, passa por vários processos de refinamento e clareamento com vários aditivos químicos. É, na verdade, um anti-nutriente, retira todos nutrientes e com calorias vazias. Não deve nem ser considerado como açúcar, porque ele vai ser transformado em açúcar no seu organismo, retirando dele os minerais e vitaminas, deixando o organismo carente destes nutrientes, contribuindo assim para a desmineralização orgânica. Na verdade, os açúcares refinado e cristal são chamados de brancos e muito nocivos à saúde, sendo o pior de todos o refinado.  Segundo pesquisas feitas na Universidade de Lomalinda, nos Estados Unidos, constatou-se que cada glóbulo branco, também chamados de Leucócitos, tem capacidade de destruir 14 bactérias nocivas, porém, com o consumo de açúcar, esta capacidade tende a diminuir, ou seja, ingerindo 6 colheres de chá de açúcar, esta capacidade cai para 10 bactérias; com 12 colheres, diminui para 5 bactérias; com 18 colheres passa para 2 bactérias e com 24 colheres apenas uma bactéria.
Levando em consideração que uma garrafa de refrigerante contém o equivalente a 6 colheres de chá, uma fatia de torta 12 colheres e uma porção de sorvete, 24 colheres. Como podemos observar, o açúcar tira a capacidade de saúde do nosso organismo, diminuído considerável a resistência orgânica. A ingestão excessiva de açúcar vai forçar o pâncreas a produzir mais insulina, o hormônio que abre o caminho para a entrada do açúcar nas células. Então, o pâncreas vai ter que trabalhar mais e, com o decorrer dos anos, ele vai ficando cansado de trabalhar forçado e passa a produzir menos insulina e as membranas das células, criam resistência à insulina e a glicose fica circulando e encontra proteínas aderindo a elas, formando compostos caramelados e, ao encontrar com outras células do corpo, ficam caramelizadas, dificultando a divisão celular, ou seja, a renovação dos tecidos, entre outros.
Existem muitos males causados pela ingestão dos açucares, entre eles citaremos alguns como se segue. O açúcar pode desativar o sistema imunológico, diminuindo a sua resistência e deixando-o vulnerável às doenças infecciosas. Desorganiza as relações entre os minerais do corpo, interfere com absorção do cálcio, magnésio, fósforo e outros; provoca aumento rápido de adrenalina na corrente circulatória, dificultando a concentração das pessoas; causa problemas no trato intestinal; prejudica a visão, sendo que as células caramelizadas opacificam o cristalino do olho, ocasionando a catarata, além da miopia; provoca o envelhecimento precoce, mudando a estrutura do colágeno; causa problemas nos rins; vai acidificar a saliva, estragar os dentes, provocando também a doença periodontal (gengiva); além das artrites, asma, cálculos renais e biliares, osteoporose entre outras.
A mais temível de todas é a Diabete, que é uma doença nova e mortal, que vai deteriorando ou degenerando o organismo em silencio sem alarme, quando percebe pode já está comprometido algum órgão. A Diabete é uma doença degenerativa e é incurável pela medicina. Podemos até afirmar que hoje em dia o açúcar mata mais que as gorduras, levando em consideração que a medicina já tem recursos para os males do colesterol, mas não tem para a Diabete. Não importa se o açúcar é orgânico ou não, a questão é a superconcentração de açúcar que, quando ingerido em excesso, vai depressa para a corrente circulatória, queimando todas as etapas da digestão, fazendo subir o nível de glicose no sangue, obrigando o pâncreas a produzir mais insulina extra.
Tem muitas pessoas que deixam de usar açúcar para usar adoçantes, achando que vai melhorar a situação, o que vai piorar porque, segundo pesquisas realizadas nos Estados Unidos, com a sacarina que é usada nos adoçantes e produtos dietéticos podem provocar aumento de peso maior que a ingestão de açúcar. Segundo os pesquisadores, o sabor doce é causado pelo consumo de sacarina que estimula o sistema digestivo a se preparar para a ingestão de uma grande quantidade de calorias. Se essas calorias não são ingeridas, o organismo pede mais comida ou queima menos caloria, o que provoca o aumento de peso. Hoje já existe uma categoria de pessoas viciadas em açucares ou doces em geral, são chamados de açucólatras.
Vamos cuidar da sua saúde, porque ela não se compra em lugar nenhum. Cuide de seu corpo, pois ele é o Templo de sua Alma.
Prof. A. Frange, terapeuta, CRT. 40691
Av. João XXIII, N. 185, Sta. Cruz
[email protected]
Cel. 9614-6214

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Nomeação de ex-secretários: Advogado vê lei eleitoral burlada

O “jeitinho” que o prefeito Zé Carlos do Pátio (PSB) encontrou para manter na sua gestão os secretários que...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img