26.8 C
Rondonópolis
 
 

Moradores voltam a cobrar reabertura de UTI Pediátrica

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Foto: Patrícia Cacheffo

A população de Rondonópolis voltou a se manifestar contra o fechamento da UTI Pediátrica da Santa Casa. Com roupas e balões pretos, simbolizando o luto pelo fechamento, além de velas e cartazes, o grupo protestou contra o descaso do poder público e dos políticos que representam a cidade, diante da gravidade da situação.
“Nós estamos aqui fazendo a nossa parte, lutando por todos, especialmente aqueles que mais precisam, a população carente da região. Não podemos esperar o dia que iremos precisar desse atendimento, temos que evitar que crianças voltem a morrer por falta desses leitos”, destacou a empresária Iracema Dinardi Peixoto.
Entre os manifestantes, o destaque ficou por conta de pais e mães que levaram seus filhos, pedindo que os governantes olhem pelas crianças da região Sudeste. “Graças a Deus meu filho não precisou de UTI, mas se tivesse precisado, tenho certeza que teria o melhor atendimento aqui na Santa Casa. Não é possível que o estado permita o fechamento da UTI, mesmo sabendo de tudo que já aconteceu em Rondonópolis”, disse o auxiliar administrativo João Carlos Gomes, que estava com o filho de dois anos no protesto. Ele se referia às mortes de crianças que foram registradas quando a cidade ainda não possuía os leitos de UTI.

Roupas e balões pretos forma usados para simbolizar o luto pelo fechamento – Foto: Patrícia Cacheffo

Conforme já destacado em reportagens anteriores, após a inauguração, os leitos funcionaram por pouco mais de um ano, e agora foram fechados por completo por falta de repasses do governo do estado para o custeio do atendimento via SUS.
“Minha filha precisou da UTI Neonatal, e felizmente teve alta antes do prazo para ser transferida para a Pediátrica. Na época, a cidade não tinha esses leitos, e ficamos desesperados, com medo de não encontrar vagas em outros hospitais, como aconteceu com tanta gente. Já vi mães chorando pela morte do filho devido a falta de UTI, não achei que deixariam isso acontecer de novo”, destacou a dona de casa Alessandra da Silva.
Apesar do fechamento por completo da UTI na tarde de anteontem (13), e do choro dos funcionários que foi noticiado em todo o estado, a situação ainda é a mesma com relação aos repasses do governo do estado.
Por enquanto, mesmo com toda a mobilização da população, a UTI Pediátrica segue fechada. “Não podemos parar de protestar, hoje foi o segundo e outros virão, não vamos deixar que a situação continue assim”, destacou Iracema Dinardi, que fez parte da organização do movimento que aconteceu ontem.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Onda de calor se estende até sábado e deve atingir Rondonópolis e mais 44 municípios de MT

A Defesa Civil de Mato Grosso alerta que a onda de calor que atinge o Estado desde o último...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img