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Apesar de anunciada, ponte na W-11 não tem sequer projeto

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Por enquanto, ainda não há previsão de quando a nova ponte sobre o Rio Vermelho, ligando a grande região do Jardim Atlântico e as áreas industriais da cidade, será construída – Foto: Roberto Nunes/A TRIBUNA

Anunciada durante visita oficial do governador Pedro Taques a Rondonópolis, no dia 23 de maio deste ano, a ponte de concreto a ser construída pelo Governo do Estado na Avenida W-11, sobre o Rio Vermelho, ainda não possui nem ao menos projeto pronto. Apesar da solenidade pública realizada, o poder público esclarece agora que foi dada na ocasião apenas ordem de serviço para elaboração do projeto – não para início das obras.
Segundo o informado na época da solenidade, a nova ponte sobre o Rio Vermelho será construída pelo programa Pró-Concreto, com 250 metros de extensão, no valor de R$ 12,5 milhões. A estratégia do Governo do Estado em relação a ponte na W-11 é questionável, uma vez que induz a população ao erro no sentido de acreditar que a obra estava sendo lançada, quando, na verdade, iniciou todo o processo burocrático para que seja concretizada.
Questionada sobre a morosidade para dar início às obras, a Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra) informou nesta semana ao Jornal A TRIBUNA que o projeto para o qual foi dada a ordem de serviço está em andamento, com previsão para conclusão em dezembro de 2017; o processo de licenciamento também se encontra em andamento. Apenas após esta etapa ser concluída, é que será dado o início ao processo licitatório de execução da obra.
Isto é, nem sequer a licitação para a construção da ponte na Avenida W11 foi realizada. Isso demonstra a gestão tímida desenvolvida pelo governo Pedro Taques, que, na ausência de obras para lançar ou inaugurar em Rondonópolis, faz anúncios públicos de ordem de serviço para execução da parte burocrática de obras, criando falsas expectativas entre os moradores.

Registro do ato em que o governador Pedro Taques havia prometido a ponte na continuação da Avenida W-11 – Foto: Arquivo

Conforme a Sinfra, o Governo do Estado conseguiu liberar, no Governo Federal, quase meio bilhão de reais só para fazer pontes de concreto, estando a ponte da W-11 contemplada neste pacote. Além disso, quando da visita do governador a cidade em maio, o Governo de Mato Grosso e a Prefeitura de Rondonópolis assinaram um termo de compromisso para a construção do acesso e encabeçamento da nova ponte.
Através do Pró-Concreto, o maior programa de substituição de pontes de Mato Grosso, o governo informou que serão construídas mais de 100 pontes em todo o Estado. No caso de Rondonópolis, a ponte contemplará essa via (a W-11), que servirá como importante ligação entre as regiões do grande Jardim Atlântico e do Distrito Industrial. Contudo, conforme explicado agora, não há previsão para que a estrutura comece a ser erguida.
Na mesma ocasião, mas sendo mais claro, o Governo do Estado assinou um conjunto de ordens de serviço para a elaboração imediata de projetos – não de começo de obras – visando a pavimentação de 111 quilômetros de estradas, envolvendo vários trechos de rodovias que dão acesso às comunidades rurais em Rondonópolis. Nesses casos, não foi informado se o governo já dispõe de recursos para devida pavimentação.
SEGUNDA VEZ – Na gestão do ex-governador Silval Barbosa, em 2014, o Governo do Estado também havia feito o lançamento da construção da ponte sobre o Rio Vermelho na Avenida W-11, no Bairro Sagrada Família. Na época, o ex-secretário da Sinfra havia afirmado que a construção da nova ponte estava licitada, tendo como vencedora a empresa Engeponte Construções, de Cuiabá. A promessa era começar as obras após o período chuvoso, em 2015, o que não ocorreu.

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