23.5 C
Rondonópolis
 
 

A partir de hoje, cidade tem um novo aterro sanitário

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

O novo destino dos resíduos sólidos representará a desativação do antigo lixão de Rondonópolis, que funcionou por décadas na região da Mata Grande

Foto: Arquivo
Foto: Arquivo

A Prefeitura de Rondonópolis inaugura hoje, a partir das 7h30, o novo aterro sanitário, que fica localizado na MT-270, entre os quilômetros 25 e 27 da via que dá acesso ao distrito de Fátima de São Lourenço.
A ativação do novo aterro havia sido oficializada no dia 17 de agosto com a assinatura de um Termo de Cooperação e Ajustamento de Conduta (TAC), envolvendo o Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear), a empresa Seger, o Ministério Público do Trabalho, o Ministério Público do Estado e a Prefeitura de Rondonópolis.
Com a ativação, o antigo lixão será desativado e os catadores passam a realizar suas atividades em local especialmente preparado para esse trabalho, com os cuidados sanitários para a separação dos rejeitos e materiais recicláveis. Administrado pelo Serviço de Gerenciamento de Resíduos (Seger), o aterro sanitário cumpre as exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Em Rondonópolis, são cerca de 150 toneladas de resíduos sólidos domésticos produzidas diariamente pela população. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, João Copetti, a implantação do aterro sanitário em Rondonópolis é um grande ganho devido a redução drástica do passivo ambiental, deixando de destinar os resíduos sólidos para um local inadequado e evitando a contaminação do solo e outros tipos de danos.
Um diferencial na implantação do aterro sanitário local, segundo o secretário, foi o envolvimento de um grande número de entidades e órgãos para a devida inserção social dos catadores de materiais recicláveis, permitindo fazer uma transição mais segura do processo e com a devida responsabilidade social. Serão cerca de 50 catadores que atuarão no novo aterro sanitário.
Nos últimos meses, houve um trabalho conjunto entre Prefeitura de Rondonópolis, Sanear, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público do Estado e Poder Judiciário, para a devida organização dos catadores em cooperativa e atendimento das suas principais necessidades. Nesse sentido, os catadores devem receber capacitação para trabalhar em cooperativa e dois caminhões da Prefeitura, que ficou de comprar os materiais recicláveis. Uma unidade de tratamento de resíduos provisória para o processo da coleta seletiva e reciclagem foi articulada.

Enfim, depois de muito tempo em obras, a inauguração do novo aterro sanitário de Rondonópolis está sendo anunciada para hoje - Foto: Arquivo
Enfim, depois de muito tempo em obras, a inauguração do novo aterro sanitário de Rondonópolis está sendo anunciada para hoje – Foto: Arquivo

A administração do aterro sanitário competirá à empresa Seger, que presta serviços ao Sanear. No processo de transição, os catadores também vão ter, segundo o acordado, por um ano, um auxílio financeiro do poder público municipal e da empresa Seger, tendo direito a uniformes, equipamentos de proteção individual (EPIs), bolsa no valor de R$ 450,00 e uma cesta básica.
O novo destino dos resíduos sólidos representará a desativação do antigo lixão de Rondonópolis, que funcionou por décadas na região da Mata Grande. A área que recebia os resíduos precisará passar agora por um processo de recuperação nos próximos anos. Uma área próxima continuará recebendo entulhos da construção civil e materiais de podas de árvores.
Com o novo destino dos resíduos, a Prefeitura retomará um projeto-piloto de coleta seletiva em 33 bairros da cidade, que deve ser estendido ao Paço Municipal, às demais secretarias, postos de saúde e escolas. A intenção é que até o final da gestão a coleta seletiva esteja implantada em toda a cidade.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Onda de calor gera alerta para MS e parte do estado de SP; Sul de MT e de GO podem ser atingidos

Um nova onda de calor deverá manter as temperaturas elevadas em todo o Mato Grosso do Sul nos últimos...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img