22.7 C
Rondonópolis
 
 

Panorama das Artes encanta o público no Casario

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
O público tem adorado e participado ativamente do PAM - Foto: Varlei Cordova
O público tem adorado e participado ativamente do PAM – Foto: Varlei Cordova

“A gente não quer só comida. A gente quer comida, diversão e arte”. A célebre frase cantada na música “Comida”, da banda Titãs, um dos grandes nomes do rock nacional, está sendo comprovada com  o Panorama das Artes  Mato-Grossenses – PAM Rondonópolis 2017, que acontece no Espaço Cultural Casario desde a noite de terça-feira (22) e se encerra neste sábado (26).
Realizado pela primeira vez na região sudeste de Mato Grosso, o PAM em Rondonópolis, que tem como tema “Re-descoberta”, além de promover as artes dos sete artistas locais selecionados para o evento, tem oferecido todas noites no Casario uma vasta programação cultural, com música, dança e teatro.
Idealizada pela Associação Cuiabana de Belas Artes – Acubá, a mostra reúne obras de sete artistas plásticos locais e homenageia Wander Melo, que completa 39 anos de carreira. Além de Melo, foram selecionados para exposição: Tânia Pardo, Marlene Trouva, Valcides Arantes, Djalma Santos, Sebastião Veloz e Mando Nunes.
O público tem adorado e participado ativamente do PAM. Durante o dia, alunos das redes públicas estadual e municipal estão visitando a mostra e recebem aulas supervisionadas sobre as obras expostas, a produção artística local e a história do Casario, que é considerado o berço da cidade e patrimônio histórico e cultural. A noite ocorrem as apresentações culturais.
O curador do PAM Rondonópolis, o crítico de arte Laudenir Gonçalves, que é professor doutor da UFMT, ressaltou que o intuito do PAM é justamente este: valorizar e promover a arte e a cultura locais.
Estão expostas 16 obras no PAM em Rondonópolis. Além das sete dos artistas locais, tem outras nove, sendo cinco do PAM de Chapada dos Guimarães e quatro do PAM de Várzea Grande, cidades que já receberam a mostra antes.
“A proposta do PAM é que à medida que o projeto avança, as obras que foram apresentadas nas cidades anteriores compõem também a mostra do local que está recebendo. Assim, ao chegar à última localidade contemplada, torna-se um grande mosaico cultural mato-grossense”, explicou Laudenir. Depois de Rondonópolis, a próxima parada é na região do Araguaia. Em seguida, passa pela região norte: Sorriso e Alta Floresta. O encerramento será na capital, Cuiabá.
GRATUITA
A entrada ao PAM Rondonópolis é gratuita. Neste sábado (26) as obras continuam expostas e tem mais programações culturais, com shows, música e dança.
No encerramento, que ocorre hoje, a partir das 18 horas, haverá uma performance do artista plástico renomado nacionalmente, Adir Sodré, que é nascido em Rondonópolis, embora poucos saibam.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Onda de calor gera alerta para MS e parte do estado de SP; Sul de MT e de GO podem ser atingidos

Um nova onda de calor deverá manter as temperaturas elevadas em todo o Mato Grosso do Sul nos últimos...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img