26.8 C
Rondonópolis
 
 

Autoridades fizeram a abertura da 45ª Exposul

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Um dos destaques foi a assinatura da portaria de adesão de MT ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produto de Origem Animal

Foto: Roberto Nunes/A TRIBUNA
Foto: Roberto Nunes/A TRIBUNA

Muitas autoridades políticas marcaram presença na abertura da 45ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial do Sul de Mato Grosso (Exposul)/3ª Vitrine Agropec, na noite de ontem (7/8), no Parque de Exposições de Rondonópolis. Um dos destaques foi a assinatura da portaria de adesão do estado de Mato Grosso ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produto de Origem Animal (Sisbi-Poa), do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa).
Entre as autoridades políticas presentes destacam-se o governador do Estado, Pedro Taques, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, os senadores Cidinho Santos e José Medeiros, o vice-governador, Carlos Fávaro, o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Luis Rangel, os deputados federais Adilton Sachetti e Fábio Garcia, o prefeito de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio, o deputado estadual Ondanir Bortolini (Nininho), prefeitos da região, além de diversas outras que foram recepcionadas pelo presidente do Sindicato Rural de Rondonópolis, Aylon Arruda.
Na abertura da 45ª Exposul, o presidente do Sindicato Rural enfatizou a importância dos apoiadores para realização da feira, bem como do respaldo dos empresários e participação do público. Ele ressaltou que, mesmo em época de dificuldades, o Sindicato Rural não deixou a feira perder a sua qualidade e sua grandiosidade. Também aproveitou para falar das novidades trazidas por esta edição e para enaltecer as ações sociais promovidas no evento. “A Exposul tem o tamanho da nossa gente e reflete o potencial da nossa cidade”, disse.
O presidente do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT), Guilherme  Nolasco, destacou o ato de adesão do Estado ao Sisbi-Poa, bem como externou as melhorias para o órgão a partir de parcerias entre o Ministério da Agricultura, o Fundo Mato-grossense de Apoio à Cultura da Semente (Fase MT), administrado pela Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), e o Fundo de Emergência de Saúde Animal do Estado de Mato Grosso (Fesa MT).

Autoridades políticas, incluindo o governador Pedro Taques, o ministro Blairo Maggi e o prefeito Zé Carlos, chegam ao recinto da Vitrine Agropec na Exposul - Foto: Roberto Nunes/A TRIBUNA
Autoridades políticas, incluindo o governador Pedro Taques, o ministro Blairo Maggi e o prefeito Zé Carlos, chegam ao recinto da Vitrine Agropec na Exposul – Foto: Roberto Nunes/A TRIBUNA

O prefeito Zé Carlos do Pátio fez questão de lembrar as obras do Estado dentro do município e das diversas emendas parlamentares que estão sendo feitas pelos representantes políticos de Mato Grosso em prol de Rondonópolis. Citou a boa fase econômica do município neste ano em detrimento da crise nacional e enalteceu o papel do agronegócio. “Se o Brasil está sobrevivendo é pelo superavit primário da balança comercial”, externou o prefeito, elogiando ainda a atuação em âmbito mundial do ministro junto aos problemas do setor.
O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, externou que, além de comemorar os 50 anos do Sindicato Rural de Rondonópolis e 45 anos da Exposul, convém enaltecer a adesão de Mato Grosso ao Sisbi-Poa, que dará ao Estado novas possibilidades comerciais para que empresas locais/estaduais possam expandir seu mercado de atuação. Também falou dos problemas enfrentados pelo Mapa, principalmente em relação à qualidade da carne após a “Operação Carne Fraca”, deflagrada pela Polícia Federal. “Nós temos que ser cada vez melhores, cada vez mais pró-ativos”, posicionou.

Presidente do Sindicato Rural de Rondonópolis, Aylon Arruda, enalteceu o respaldo dos apoiadores, empresários e da população - Foto: Roberto Nunes/A TRIBUNA
Presidente do Sindicato Rural de Rondonópolis, Aylon Arruda, enalteceu o respaldo dos apoiadores, empresários e da população – Foto: Roberto Nunes/A TRIBUNA

O governador Pedro Taques lembrou das principais obras do Estado em andamento ou previstas em Rondonópolis, além de referendar a fala do ministro Blairo, informando que Mato Grosso reduziu o índice de desmatamento em 89% de 2004 a 2014. Ele reforçou a diminuição conseguida no tempo para expedição de licenças ambientais no Estado, além da assinatura do convênio do Sisbi com o Mapa, o que permitirá a 41 empresas estaduais comercializarem seus produtos fora de Mato Grosso, aumentando a responsabilidade na área de sanidade animal do Estado.
Na solenidade de ontem, o Governo do Estado e o Indea-MT fizeram ainda a entrega de 10 veículos para unidades desse órgão de defesa agropecuária nas regiões de Rondonópolis e Barra do Garças. Também foi feita a assinatura de um convênio entre Governo do Estado, Fase MT e Fasa MT, no valor de R$ 9,5 milhões, para a reforma das unidades do Indea em todo o estado de Mato Grosso.
Na ocasião também tiveram falas o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, Chico de Castro, os deputados federais Adilton Sachetti e Fábio Garcia, os senadores José Medeiros e Cidinho Santos, além do deputado estadual Ondanir Bortolini (Nininho).

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Onda de calor se estende até sábado e deve atingir Rondonópolis e mais 44 municípios de MT

A Defesa Civil de Mato Grosso alerta que a onda de calor que atinge o Estado desde o último...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img