21.1 C
Rondonópolis
 
 

Clubes lembram centenário do Lions Internacional

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Os representantes da organização enaltecem o grande legado de Lions na cidade de Rondonópolis nos mais diferentes segmentos

Leoninos Sérgio Del Cistia, Maria da Paz, Valdecira Pestana, Maria Perera e Manoel Closs: enaltecem o legado do Lions Internacional em Rondonópolis - Foto: Deivid Rodrigues/A TRIBUNA
Leoninos Sérgio Del Cistia, Maria da Paz, Valdecira Pestana, Maria Perera e Manoel Closs: enaltecem o legado do Lions Internacional em Rondonópolis – Foto: Deivid Rodrigues/A TRIBUNA

Considerando a fundação em 7 de junho de 1917, as comemorações em torno do centenário do Lions Clube Internacional estão em pleno andamento em todo o Mundo, inclusive em Rondonópolis. O Lions Clube de Rondonópolis e o Lions Clube Rondonópolis São José Operário já estão atuando na divulgação dos 100 anos de serviços prestados pela organização e vão preparar uma programação local com atividades para marcar esse centenário.
Nesta segunda-feira (5/6), representantes do Lions em Rondonópolis estiveram na redação do Jornal A TRIBUNA para enfatizar as ações da organização neste período de existência, especialmente em âmbito municipal. Na ocasião, se fizeram presentes: Maria da Paz, coordenadora do centenário no Lions Clube Rondonópolis São José Operário; Sérgio Del Cistia, coordenador do centenário no Lions Clube de Rondonópolis; Manoel Closs, presidente do Lions Clube de Rondonópolis; Valdecira Pestana, presidente do Lions Clube Rondonópolis São José Operário; e Maria Perera, ex-governadora do distrito LB4 do Lions, correspondente a Mato Grosso.
Os representantes enaltecem o grande legado de Lions na cidade de Rondonópolis. Sérgio, por exemplo, lembra que o complexo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Rondonópolis se chama “Melvin Jones”, nome do fundador do Lions Internacional. Essa homenagem se deu porque o Lions Clube de Rondonópolis iniciou a construção e repassou para o Senai terminá-la. Também cita que outra grande ação foi a Casa do Menor (Uniprom), na saída para Guiratinga, que atualmente está cedida para a Casa Esperança. “O Lions Clube de Rondonópolis vai fazer 45 anos agora em 29 de junho próximo”, completou.
Sérgio repassa que o Lions tem uma folha de serviços prestados à sociedade rondonopolitana muito extensa, incluindo o importante projeto do Banco de Cadeiras de Rodas, que entregou em cerca de seis anos mais de 250 cadeiras de rodas, cadeiras de banho e outros itens. Ao longo da sua existência, atuou nas mais diversas campanhas, ações e iniciativas, como a famosa Festa da Soja, festa de chope, campeonato de truco, entre outras. Ultimamente, tem tido maior foco na atuação em atividades fins. Em reconhecimento aos serviços prestados pela organização, destaca que o então prefeito Walter Ulysséa nomeou na cidade a Avenida Lions Internacional, hoje uma das mais importantes da cidade. Outra homenagem importante foi com a nomeação da Rua Armando Fajardo, na Vila Aurora, em homenagem ao introdutor do Lions no Brasil.
Neste ano do centenário do Lions, a mensagem principal que vem sendo difundida é que “Onde há uma necessidade, há um leão”. Valdecira Pestana observa que as metas mundiais neste ano de 2017 são atuar no alívio da fome, combate à cegueira irreversível, combate ao diabetes, ao câncer pediátrico e em prol do meio ambiente. No Lions Clube Rondonópolis São José Operário, ela destaca que tem buscado atender as demandas da região na medida do possível. Há 10 anos, uma das atuações desse clube é o desenvolvimento do projeto “Raios de Luz”, beneficiando dezenas de crianças carentes da cidade e, agora, tendo o propósito de fortalecê-lo. Outra atuação é na doação de roupas para pessoas de bairros periféricos da cidade.
Maria da Paz externa que, em Mato Grosso, todos os clubes de Lions já estão trabalhando na divulgação do centenário da organização deste 1º de junho passado. Nesse propósito, o programa Momento Lions está presente, até agora, em 27 emissoras de rádio e 22 emissoras de TV. Ela atesta que os clubes estão voltados nesse período comemorativo a explicar para a comunidade o que é Lions, qual sua finalidade, sua atuação e sua importância na sociedade. Para isso, um amplo material de divulgação está sendo trabalhado. “Estamos para servir a comunidade”, reforça.
Conforme Manoel Closs, uma das grandes preocupações das entidades respeitadas é atender aos mais carentes, assim como ocorre no Lions Internacional. Nesse contexto, entende que uma grande contribuição do Lions Clube de Rondonópolis é o Banco de Cadeiras de Rodas, com várias aquisições recentes para reforçar o projeto. Além disso, destaca que, nesta sexta-feira passada, fez a doação de três balanças de precisão para a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as quais ficarão na região de Rondonópolis. Outra atuação recente foi o café da manhã no Lar dos Idosos, realizado em 28 de maio passado.
As comemorações relacionadas ao centenário do Lions vão se estender até 31 de dezembro. Os membros de Lions na cidade informam que a Câmara Municipal já aprovou, em homenagem à organização, a comemoração e instituição do Dia Municipal do Serviço Leonístico, em 8 de outubro de cada ano. Em função do centenário, os clubes locais também já definiram como certa a restauração do obelisco de Lions, na Avenida Lions Internacional.
AGRADECIMENTO – Em nome dos clubes de Lions, Sérgio Del Cistia, que é ex-governador da organização no estado, fez o reconhecimento e agradecimento ao Jornal A TRIBUNA diante do fato de estar sempre, desde a sua fundação, apoiando, divulgando e abrindo espaço para o movimento leonístico em Rondonópolis.

SAIBA MAIS

Fundado em 07 de junho de 1917 por Melvin Jones, nos Estados Unidos, o Lions Clubes Internacional é tido como a maior organização não-governamental do Mundo, com mais de 48 mil clubes e cerca de 1,4 milhão de membros, estando presente em 209 países. Cita-se que é a única organização não-governamental com cadeira cativa na ONU.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Governador do RS alerta para “maior desastre da história” do estado

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmou nesta quarta-feira (1º) que a destruição das chuvas que...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img