20.5 C
Rondonópolis
, 19 maio 2024
 
 

Novas vagas de táxi geram polêmica

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Foto: Deivid Rodrigues
Foto: Deivid Rodrigues

Um decreto do ex-prefeito Percival Muniz, publicado na última quinta-feira (29), criou 44 novas vagas de táxi na cidade e indicou o nome de todos os beneficiados. Com isso, a cidade que hoje tem 162 vagas de táxi, passa a ter 206. Contudo, a medida têm gerado polêmica entre a categoria, já que o Sindicato que representa os taxistas, o Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários de Rondonópolis (Sincavir), que tem 161 filiados, aguardava que a abertura de novas vagas fosse feita por meio de processo licitatório.
Conforme a medida, a abertura das novas vagas está embasada em leis e decretos, como o que prevê que a cidade deve ter uma vaga de táxi a cada mil habitantes, e também considerando que a regulamentação definitiva do serviço ainda está em tramitação no Congresso Nacional e a abertura de vagas têm a declaração de concordância do presidente da Associação dos Motoristas Auxiliares de Táxi de Rondonópolis e Região Sul (Amatres). A Amatres, neste caso, diz representar os permissionados (taxistas em atuação e também sindicalizados ao Sincavir) e os auxiliares, e tem em torno de 40 associados.
De acordo com o presidente do Sincavir, Dito Parente, o popular “Dito Taxista”, o decreto com a abertura de novas vagas não foi em comum acordo com o Sindicato. “Eu não estava sabendo que seria publicado o Decreto, inclusive, o que nós aguardávamos era que a abertura de novas vagas fosse feita por meio de licitação, já que o Ministério Público fez essa recomendação e é algo mais justo. O combinado com o prefeito e o secretário de Trânsito era de que as vagas não seriam abertas agora, eles garantiram que esperariam pra liberar, para fazer conforme o Ministério Público recomendou. Como percebi que estava sendo feito de outra forma, eu me afastei do procedimento e agora somos surpreendidos com a abertura de tantas vagas”, comentou Dito.

Cidade conta hoje com 162 vagas de táxi; número será ampliado para 206 - Foto: Deivid Rodrigues
Cidade conta hoje com 162 vagas de táxi; número será ampliado para 206 – Foto: Deivid Rodrigues

Já o vice-presidente da Amatres, Itamar Nascimento, diz que as vagas atendem uma reivindicação antiga da categoria e que estão dentro do que prevê a Lei Municipal. “A Lei Municipal diz que para cada mil habitantes, deve haver uma vaga de táxi. Por isso, não foi aberta nenhuma vaga a mais do que prevê a Lei, está tudo em conformidade. Essas novas vagas vem para atender pessoas que estão há anos trabalhando, como os auxiliares”, contou.
Para o vice-presidente da Amatres, há um conflito de opiniões entre Associação e Sindicato, mas não há nenhuma ilegalidade, já que as novas vagas estão previstas na lei do Município e atendem a demanda de Rondonópolis. Já para o presidente do Sincavir, o número de vagas extrapola a demanda. “Acreditamos serem necessárias na cidade mais 15 vagas, no máximo 20; 44 é demais. Além disso, o critério para conseguir a permissão é atuar no ramo, e pelos nomes que foram divulgados no Diário Oficial, podemos constatar que no máximo 15 trabalham com táxi, os outros são pessoas diferentes, enquanto profissionais que trabalham há mais de 15 anos não conseguem a sua vaga”, disse Dito, que adiantou que o Sindicato estuda qual medida judicial irá tomar para barrar a abertura das novas vagas sem licitação.
O novo secretário de Transporte e Trânsito, Rodrigo Metello de Oliveira, que assumiu o cargo ontem (2) às 16 horas, informou que irá se inteirar da situação e se posicionar sobre o caso ainda esta semana.

- PUBLICIDADE -spot_img
  1. Fala assim por que conserteza não depende dessa profissão para sobreviver como tantos pais de família que trabalha a tantos anos arriscando suas vidas fácil falar quando se está de fora queria se fosse você

  2. TEM QUE ACABAR COM ESSA LAMBANÇA DE TAXI. ESSES MALAS SÓ FAZEM PORCARIA NO TRÂNSITO E SUJEIRA EM SEUS PONTOS. É TEMPO DE UBER; A PREFEITURA TEM QUE AUTORIZAR O UBER A OPERAR E DEIXA OS TAXISTAS SE ACABAREM.

  3. CARO SR. ORLANDO! NÃO SÓMENTE OS IDOSOS DE RONDONÓPOLIS MERECEM MAIS RESPEITO E SIM TODA UMA POPULAÇÃO POBRE, SOFRIDA, TRABALHADORA, PAGADORA DE IMPOSTOS E MUITO MAIS, PORÉM GRAÇAS A DEUS MEU CANDIDATO A VEREADOR NÃO FOI ELEITO, SENÃO TERIA PERDIDO MAIS UM AMIGO, PORQUE ELES, OS POLITICOS SÓ LEMBRAM DA POPULAÇÃO EM ÉPOCAS DE ELEIÇÕES! BANDO DE CORRUPTOS E SAFADOS, INCLUSIVE OS QUE ASSUMIRAM O PODER ESTE ANO.

  4. ESTÃO FALTANDO VAGAS PARA IDOSOS E DEFICIENTES FÍSICOS PELO CENTRO DA CIDADE. POR EXEMPLO, NAS PROXIMIDADES E REDONDEZAS DO CARTÓRIO DO 1º OFICIO EXISTE APENAS UMA VAGA PARA IDOSOS, POIS ALI SE ENCONTRAM DOIS CARTÓRIOS E ENCONTRAR UMA VAGA É O MESMO QUE PROCURAR AGULHA NUM PALHEIRO E, COM TODO ESSE CALOR E A DIFICULDADE EM ESTACIONAR LONGE É ANGUSTIANTE.
    TEMPOS ATRÁS CONVERSAMOS COM DOIS VEREADORES PARA QUE ESSAS VAGAS SEJAM AUMENTADAS, MAS ATÉ AGORA NADA ACONTECEU. NA AV. FERNANDO CORREA, JUNTO À PRAÇA BRASIL, HAVIAM DUAS VAGAS PARA IDOSOS, HOJE TEM APENAS UMA. SERÁ QUE OS IDOSOS E DEFICIENTES FÍSICOS EM RONDONÓPOLIS NÃO MERECEM MAIS RESPEITO?

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre

Este sábado (18) começou sem chuva e com sol em Porto Alegre. A água das ruas já baixou em...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img