19.3 C
Rondonópolis
, 21 maio 2024
 
 

Sem entorno pronto, monumento tem entrega inviabilizada

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Foto: A TRIBUNA
Foto: A TRIBUNA

Apesar de totalmente pronto, o novo monumento da Praça dos Carreiros – um carro de boi e 4 bois em cimento – está com sua entrega inviabilizada e acesso público impedido, considerando que os espaços no entorno não dão condição de uso público, sem calçamento, montes de terra e estruturas destruídas. A situação é consequência da decisão da Prefeitura que, inicialmente, optou por promover a revitalização da Praça dos Carreiros em quatro etapas. A primeira etapa ficou pronta, mas, como as demais ainda estão no papel, não há condições de entregá-la à sociedade.
Ao todo, essa primeira etapa da reforma da Praça dos Carreiros custou cerca de R$ 222 mil, envolvendo a escultura com a base/plataforma, iluminação e outros detalhes, voltados para a Rua Rio Branco. No entorno, houve apenas o plantio de grama em uma pequena área. No entanto, para que tenha o efeito esperado, a primeira etapa depende das demais, especialmente da 2ª etapa, que envolvia a construção do palco e chafariz, próximo ao monumento, e da 4ª e última etapa, que envolvia a reconstrução do piso, canteiros, iluminação, pergolado e paisagismo. A 3ª etapa envolvia construção do novo ponto de ônibus, de lojas e banheiros públicos.

Imagem mostra que espaços no entorno do monumento na Praça dos Carreiros estão sem condição de uso público - Foto: A TRIBUNA
Imagem mostra que espaços no entorno do monumento na Praça dos Carreiros estão sem condição de uso público – Foto: A TRIBUNA

Agora, já finalizado, o monumento vem chamando a atenção das pessoas que passam no entorno da Praça dos Carreiros pela beleza e realismo. Contudo, os tapumes colocados para reforma do logradouro impedem que as pessoas tenham acesso à escultura para fotografias ou mesmo apreciação. Para piorar, como os demais serviços no entorno não foram realizados, especialmente do novo calçamento, fica inviável a retirada dos tapumes neste momento. Por enquanto, devido ao tamanho, quase 3 metros de altura, incluindo a base/plataforma, a escultura pode ser vista apenas de longe pelos passantes.
Vale lembrar que vários comerciantes, há muito tempo estabelecidos na Praça dos Carreiros, foram retirados do local, para o cercamento de um grande espaço. Como se vê atualmente essa retirada não precisaria ter ocorrido naquela ocasião, uma vez que apenas um pequeno espaço central foi usado para construção do monumento. Os demais espaços cercados sequer foram mexidos. Além disso, apesar de ser uma obra simples, o monumento em homenagem ao carro de boi foi concluído com expressivo atraso. Teve início no dia 25 de setembro de 2015, com conclusão apenas agora no meio de 2016. O prazo inicial de execução era de quatro meses.

Foto: A TRIBUNA
Foto: A TRIBUNA

OUTRO LADO – A Prefeitura de Rondonópolis repassou ao Jornal A TRIBUNA que, apesar de pronto, não há previsão de entrega do monumento do carro de boi. Revelou que, ao contrário do articulado inicialmente, a reforma da Praça dos Carreiros não será mais feita por etapas. Explicou que a reforma será realizada agora por completo, numa única empreitada e entregue ao mesmo tempo, quando todos os serviços estiverem concluídos. Informou ainda que as obras restantes já estão em processo de licitação pela Prefeitura, uma vez que conseguiu orçamento para sua execução por completo. Enquanto isso, o monumento pronto vai ficar isolado.

- PUBLICIDADE -spot_img
  1. Rondonópolis das “mil” obras iniciadas, apenas algumas estão por terminar. Caso isso acontecesse na iniciativa privada, o gestor seria sumariamente demitido por incompetência.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Doação, proteção e sensibilização: Saúde realiza Semana Mato-grossense da Amamentação

Em maio é celebrado o dia mundial de sensibilização do método ‘canguru’, de doação de leite humano e da...
- Publicidade -

- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img