25.8 C
Rondonópolis
, 14 maio 2024
 
 

Queimadas já começam a prejudicar moradores

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
 - Foto: Dnei Matos
Foto: Dnei Matos

O período crítico da seca na região, compreendido pelos meses de julho, agosto e setembro, ainda não começou, mas as queimadas urbanas e rurais já trazem transtornos aos moradores de Rondonópolis. Nas últimas semanas, várias queimadas irregulares vêm sendo constatadas na área urbana de Rondonópolis. Em consequência disso, o Corpo de Bombeiros já começou a receber chamadas para controlar esses focos de fogo.
O comandante do 3° Batalhão de Bombeiros Militar de Rondonópolis, tenente-coronel Francinildo Pereira Barbosa, informou ao Jornal A TRIBUNA que, recentemente, os militares atenderam chamadas para controle de queimadas de grandes proporções junto à Avenida dos Estudantes, próximo ao Parque de Exposições, e ao fundo da fábrica da Santana Textiles. Ele destaca que, na área urbana, as queimadas são proibidas ao longo de todo o ano, em qualquer período.
Na área rural, o comandante explica que as queimadas devem seguir procedimentos legais, com autorização dos órgãos competentes. Para propriedades rurais, o tenente-coronel Francinildo alerta que a técnica de fogo controlado não pode ser praticada no período crítico do ano, em que há uma proibição legal para sua realização – o que ainda não começou. Ele também repassa que os proprietários devem realizar aceiros nas divisas das propriedades, principalmente próximo de rodovias e estradas, o que evita a propagação do fogo.

Registro de queimada urbana de grande proporção ocorrido neste fim de semana próximo ao parque de exposições de Rondonópolis - Foto: Dnei Matos
Registro de queimada urbana de grande proporção ocorrido neste fim de semana próximo ao parque de exposições de Rondonópolis – Foto: Dnei Matos

O tenente-coronel Francinildo alerta que os proprietários são responsabilizados diante de qualquer caso de queimada em terrenos e áreas no perímetro urbano, independente se eles foram os autores ou não. Por isso, os terrenos em áreas urbanas devem permanecer sempre limpos. Um fator que favorece às queimadas urbanas, segundo o comandante, é que as pessoas ainda têm a cultura de eliminar materiais orgânicos com fogo. Inclusive, ele repassa que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Polícia Ambiental estão atentas a essas práticas criminosas.
Para a tarefa de combate e controle às queimadas irregulares, o Corpo de Bombeiros conta nesta temporada com o reforço de 15 novos bombeiros, o que garante melhores condições para realização dos trabalhos. Contudo, até agora, a Prefeitura de Rondonópolis ainda não fechou a tradicional parceria que vinha ocorrendo nos últimos anos para disponibilização de brigadistas para intensificar os serviços de combate e controle às queimadas na cidade. “Ainda estamos esperando essa parceria”, externou o comandante.
Denúncias referentes a queimadas podem ser feitas através do telefone 99234-4005 e do Whatsapp 99642-3528, com envio de imagens.

Após a queimada, a fumaça invadiu a pista da Avenida dos Estudantes (antiga MT-270) e atrapalhou a visão dos motoristas - Foto: Dnei Matos
Após a queimada, a fumaça invadiu a pista da Avenida dos Estudantes (antiga MT-270) e atrapalhou a visão dos motoristas – Foto: Dnei Matos
- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

RS: Nível do Guaíba sobe 41 centímetros em apenas 24 horas

Embora a intensidade das chuvas tenha diminuído nas últimas 24 horas em quase todo o Rio Grande do Sul,...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img