35.8 C
Rondonópolis
, 18 maio 2024
 
 

Projeto permite pedir identificação de passageiro

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Iniciativa prevê que, das 20h às 8h, taxista ou mototaxista poderá exigir o documento de identificação aos passageiros
Iniciativa prevê que, das 20h às 8h, taxista ou mototaxista poderá exigir o documento de identificação aos passageiros

Um projeto de lei tramita na Câmara Municipal objetivando possibilitar aos taxistas e mototaxistas de Rondonópolis pedir documento de identificação dos passageiros. O vereador Milton Mutum, autor do projeto, explica que a ideia é inspirada em São Paulo, tendo um parecer de constitucionalidade do Supremo Tribunal Federal (STF), possibilitando aos demais municípios definir a questão.
Conforme Mutum, o projeto local prevê que, das 20h às 8h, quando o taxista ou mototaxista tiver dúvida ou achar necessário, pode exigir o documento de identificação aos passageiros. Em caso de negativa, consta que os prestadores de serviço não se veem obrigados em fazer a corrida. Apesar de não resolver o problema dos assaltos, acredita que a medida vai contribuir para segurança dos taxistas e mototaxistas.
Mutum informa que o projeto está tramitando nas comissões da Câmara e deve ser votado na primeira sessão de fevereiro deste ano. Ele não acredita que o projeto terá rejeição, pois é uma matéria de unanimidade. Inclusive, observou que soube que a cidade vem registrando ultimamente casos de assaltos contra esse tipo de profissional.

Vereador Milton Mutum, autor do projeto, acredita que a medida vai contribuir para segurança dos taxistas e mototaxistas
Vereador Milton Mutum, autor do projeto, acredita que a medida vai contribuir para segurança dos taxistas e mototaxistas

Em outras cidades que se valeram de projeto semelhante, a argumentação é que a exigência da identificação do passageiro pode ser usada para fins de cadastro e o condutor do táxi ou mototáxi também poderá repassar essas informações para uma central. Em caso de assalto, os dados colhidos também podem ser repassados de imediato para as autoridades policiais.
Um diferencial é que, em projetos de outras cidades, a exigência da identificação vale para 24 horas. Conforme Mutum, em seu projeto consta essa possibilidade das 20h às 8h por ser o horário de maior risco aos profissionais do setor.

- PUBLICIDADE -spot_img
  1. Com certeza eu sou taxista auxiliar a doze anos, e vejo com muito bom olhos esta lei. E nos taxista temos que praticar,tirando as exceções de clientes ja fixos, por o perigo vem da onde se nem imagina. Eu mesmo peguei um casal de jovem no shopping, que nem imaginava,me assaltaram. E foram violentos se ja tivéssemos esta alerta ai teria evitada

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre

Este sábado (18) começou sem chuva e com sol em Porto Alegre. A água das ruas já baixou em...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img