25.1 C
Rondonópolis
, 25 maio 2024
 
 

Estado alerta para eliminação de criadouros

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Os números de 2015 ainda merecem cautela considerando que a partir do final de setembro a cidade volta a receber as chuvas, período propício à proliferação do mosquito transmissor da dengue

No mais recente boletim epidemiológico, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) aponta que o lixo (46%) é depósito predominante de criadouros do mosquito da dengue em Mato Grosso.
“Depósito predominante é todo recipiente utilizado que armazene ou possa vir a armazenar água, seja ela pela ação da chuva ou pela ação do homem, e onde a fêmea do mosquito do gênero Aedes aegypti, utiliza para depositar seus ovos”, explica a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SES, Flávia Guimarães.
Além do lixo, também estão entre os principais criadouros os depósitos de armazenamento de água (33%), como caixa dágua e filtros; pequenos depósitos (19%), como vasos e frascos; e depósitos fixos (2%), como piscinas e calhas.
Diante da situação epidemiológica estadual, a SES tem intensificado ainda mais o alerta, orientando os municípios sobre o trabalho de prevenção e orientação.
“A recomendação é que os gestores municipais organizem as atividades de controle do vetor, porque com o início do período das chuvas há um acréscimo de criadouros, principalmente o lixo, propiciando o desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti”, pontua a coordenadora.
Para a médica da equipe técnica epidemiológica da SES, Silbene Lotufo Muller, o combate ao mosquito Aedes aegypti também deve envolver a população, uma vez que 80% dos criadouros se encontram dentro dos domicílios.
“Nós temos 80% dos criadouros dentro das casas, por isso a população precisa continuar adotando medidas que eliminem todos os criadouros de larvas do mosquito. O Governo do Estado, em parceria com os municípios, tem elaborado as ações e medidas necessárias para o combate do mosquito, mas é preciso que cada um esteja envolvido”.
Entre as principais medidas de prevenção a serem tomadas pelas pessoas estão: manter a caixa dágua tampada de forma adequada; não acumular vasilhames, lixos e embalagens no quintal; limpar com frequência as calhas; e colocar areia nos pratos dos vasos de planta.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Governo Federal anuncia: Inscrição de assentados para pagamento ambiental começa em junho

Comunidades participantes do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) na Amazônia poderão receber pagamento por serviços ambientais por atividades...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img