25.2 C
Rondonópolis
 
 

Curso de prevenção às drogas chega a quase 20 mil estudantes em 2015

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Por meio de 10 lições, em um total de 12 encontros, o Proerd mostra às crianças e adolescentes porquê e como dizer não às drogas e violência
Por meio de 10 lições, em um total de 12 encontros, o Proerd mostra às crianças e adolescentes porquê e como dizer não às drogas e violência

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar atendeu em 2015, 19,5 mil crianças e adolescentes em todo estado de Mato Grosso. Eles aprenderam a dizer não às drogas e à violência por meio desse curso. E entre esses milhares de estudantes, muitos chegaram ao final da capacitação relatando experiências dramáticas vividas em suas famílias.
Uma dessas histórias é do estudante G.D.O.F., 10 anos, que sonha com uma vida bem diferente da dos dois irmãos mais velhos e da própria mãe. “Eu moro com minha avó em Cuiabá e minha mãe fica no interior. Não consegui morar com ela por causa das drogas; ela é usuária de crack”, relatou. “Meus irmãos moram aqui, com o pai deles, são meus irmãos só por parte de mãe. Não quero essa vida para mim, não vou usar drogas”, disse com firmeza.
Aluno do 4º ano do ensino fundamental, ele sorri ao responder o que quer ser quando crescer. “Jogador de futebol! Estou até em uma escolinha lá no meu bairro”. Apesar da pouca idade, também já tem um “plano B”, caso não faça sucesso nos gramados. “Vou estudar para ser policial, acho que da Polícia Militar”.
No curso do Proerd, o garoto conta que aprendeu o que não deve fazer. “Que as drogas só prejudicam a nossa vida, nossa saúde. E ainda levam os jovens a brigar nas ruas, roubar e até matar. Eu, por exemplo, fico longe da minha mãe, não queria isso”.
O coronel Zaqueu Barbosa, comandante da PM-MT, destaca a importância dos ensinamentos sobre valores morais para a formação do caráter e da personalidade da criança. “Fazer a prevenção é trabalhar na formação de uma sociedade melhor”, avaliou. O Proerd, segundo o comandante, é o maior programa de prevenção às drogas de Mato Grosso. Desde que foi implantado, em 2000, já formou 273 mil crianças e adolescentes.
PROGRAMA
O Proerd tem um quadro próprio de instrutores, todos policiais militares. A partir deste ano, a Polícia Militar incluiu a capacitação de instrutor na grade curricular dos cursos para ingresso na carreira policial militar.
No final do primeiro semestre de 2015, a PM-MT formou a primeira turma de aspirantes a oficiais habilitados como instrutores. Os 1.330 aprovados em concurso que entraram mês passado na academia como alunos soldados também terão essa habilitação ao final do curso, em agosto de 2016.
LIÇÕES
Por meio de 10 lições, em um total de 12 encontros, o Proerd mostra às crianças e adolescentes porquê e como dizer não às drogas e violência. O curso trabalha para elevar a autoestima da criança e apresenta estilos de respostas para vários tipos de abordagens – oferta de drogas por amigos e desconhecidos e de ingresso no tráfico. Também aborda questões como bullying, violência física, direitos e deveres, entre outros.

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Impositivas: Paço Municipal não paga emendas e vereadores preparam contraofensiva

Previstas na Lei de Orçamento Anual (LOA) deste ano, aprovada pela Câmara Municipal no ano passado, as emendas impositivas...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img