25.4 C
Rondonópolis
, 12 maio 2024
 
 

Construção de plataforma para carro de boi marca início da reforma

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
A maquete dá uma ideia de como ficará a plataforma com o carro de boi, palco e o chafariz
A maquete dá uma ideia de como ficará a plataforma com o carro de boi, palco e o chafariz

A construção da plataforma que integra o ‘monumento aos pioneiros’ marca o início da obra de reforma da Praça dos Carreiros que vai ser modernizada e adaptada, para garantir acessibilidade às pessoas com deficiência, no centro de Rondonópolis. O projeto com investimento previsto de R$ 3 milhões vai ser dividido em quatro etapas e a expectativa é concluir até o fim do próximo ano. A obra do monumento conta com a aplicação de R$ 221.999,99 de recursos próprios.
Nilson Vilela de Moraes – gerente do Departamento de Planejamento e Projetos do Município – anuncia que a empresa responsável pela execução da obra já iniciou o processo de fechamento da praça com tapumes e tem 120 dias de prazo para concluir os trabalhos. A construção começa com escavações, corte de árvores e fundações para os pilares da plataforma para servir de suporte ao carro de boi que é um símbolo histórico da cidade.
Alexandre Torres – diretor do Instituto de Pesquisa de Planejamento Urbano de Rondonópolis – IPPUR e autor do projeto – explica que a cada etapa de obras a Praça dos Carreiros vai ganhar mais estrutura para beneficiar toda a população. Na segunda etapa vai ser construído chafariz luminoso e palco para apresentações culturais que vai ter o sistema de iluminação e som sincronizados. Esse complexo vai ser erguido no mesmo canteiro do monumento.
A terceira fase da obra consiste na construção do terminal de ônibus com dez lojas para abrigar cafeteria, revistaria, lanchonete e sorveteria; além de quatro banheiros adaptados para pessoas com deficiência. Alexandre Torres antecipa que a arrecadação da locação das lojas vai ser investida na manutenção da praça. A quarta etapa conclui o projeto com a urbanização, troca do piso, iluminação e paisagismo. A praça vai receber o plantio de árvores floridas e instalação de pergolados, jogos e brinquedos para crianças.
Com a troca do piso antigo pelo de concreto de retração, a praça vai ganhar também piso tátil em toda a área interna e espaço de calçadas. A inauguração da praça reformada deve ser incluída na programação de aniversário da cidade, em 2016.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Novo aumento do Guaíba pode superar pico anterior, prevê hidrologia

Os cenários previstos neste domingo (12) pelo Instituto de Ciências Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img