16.6 C
Rondonópolis
, 20 maio 2024
 
 

Chapa OAB Valorizada será lançada na noite de hoje

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Integrantes da chapa “OAB Valorizada”, quando eles estiveram ontem no Jornal A TRIBUNA - Foto: A TRIBUNA
Integrantes da chapa “OAB Valorizada”, quando eles estiveram ontem no Jornal A TRIBUNA – Foto: A TRIBUNA

A chapa “OAB Valorizada”, encabeçada por Adalberto Lopes de Sousa, concorrendo à diretoria da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Rondonópolis, será lançada na noite desta sexta-feira (06/11), a partir das 19h, no Espaço Ideias, na Rua Otávio Pitaluga, 2755, Jardim Guanabara. Todos os advogados da região estão sendo convidados a prestigiar o lançamento.
A Chapa OAB Valorizada é formada por Adalberto Lopes (presidente), Denise Rodeguer (vice-presidente), Letícia Silva de Lima Suzana (secretária-geral), Nádia Fernandes Ribeiro (secretária-adjunta), Bruno Torquete Barbosa (tesoureiro) e Marcelo Andrigo Eduardo Baía (delegado da Caixa de Assistência). Eles apoiam a chapa liderada por Leonardo Campos, “Advogar por todos, Liderar pela Ordem”, para a Seccional da OAB, tendo como candidatos de Rondonópolis a conselheiros estaduais Igor Giraldi Faria, Luís Vacaro, e Luiz Filipe de Oliveira. O advogado Duílio Piato Junior é candidato a conselheiro federal.
Os integrantes da chapa OAB Valorizada estiveram ontem no Jornal A TRIBUNA falando das principais propostas para a classe. Conforme Adalberto Lopes, a ideia de lançar essa chapa foi pensando em resgatar a dignidade da advocacia na Subseção, avaliando que a entidade nos últimos três tem estado muito acanhada. “A indicação do meu nome para liderar a chapa foi um pedido dos próprios advogados, para construir uma OAB mais unida, mais forte e mais presente na vida de cada profissional”, observa.
Adalberto Lopes lembra que foi ex-presidente a Subseção da OAB em Rondonópolis entre 2010 e 2012, período no qual a entidade teve grandes avanços, com uma atuação desburocratizada e, sobretudo, na defesa das prerrogativas dos advogados. Nessa época, enfatiza que deixou todas as salas da OAB na região com toda estrutura necessária de atendimento. Também enfatiza a discussão que travou referente aos honorários advocatícios nas questões previdenciárias, com desfecho favorável à categoria. Ele pontua que a Subseção interviu para manter os contratos pactuados entre advogados e clientes, havendo, inclusive, um desagravo contra o magistrado da época.
Conforme Adalberto Lopes, atualmente, uma das principais queixas da categoria tem sido quanto à defesa das prerrogativas dos advogados. Ele cita, por exemplo, o mau atendimento aos profissionais da advocacia por parte de servidores e até juízes. Inclusive, informa o caso de um juiz que assumiu a comarca de Itiquira, que, segundo o candidato, não recebe e proíbe seus assessores de receberem advogados. Em casos de reclamações junto à Subseção, diz que tem percebido a exposição indevida dos nomes dos profissionais, ao invés de uma defesa coletiva.
Entre algumas propostas, o candidato a presidente pela chapa OAB Valorizada também cita a reestruturação das salas da OAB, especialmente na Justiça Federal e nas comarcas vizinhas. Destaca a importância da descentralização do Juizado Especial, com criação dessa estrutura nas regiões de Vila Operária, Jardim Atlântico e Parque Universitário. Outra ideia é a criação do Escritório Compartilhado, com estrutura adequada, voltado especialmente para garantir apoio aos jovens advogados. Também defende a instalação de parlatórios, para resguardar a dignidade profissional, na Mata Grande, no Anexo, Cadeia Feminina e CISC.
O advogado Marcelo Baía justificou porque os colegas de profissão devem votar na chapa OAB Valorizada. “Hoje o maior anseio da classe é ter respeitado o seu trabalho nas prerrogativas. É nisso que a OAB pode nos ajudar. Nunca teve na nossa história recente alguém que fez o que o Adalberto fez. É o que a gente precisa no momento…”, justificou Marcelo, pontuando que tudo aquilo que foi construído na gestão do Adalberto vem se perdendo.
Duilio Piato também lembrou a preocupação de colocar profissionais na chapa que atuam como professores universitários, no caso o Bruno, a Denise Rodeguer e o Luís Vacaro. “Há muito tempo que a OAB tem se omitido na defesa dos profissionais que atuam como professores universitários, inclusive na defesa dos seus salários”, alertou Duílio, apontando que existe hoje um bolsão de faculdades que não ensina.
Bruno Torquete acrescentou que a chapa buscou nomes de cada área da advocacia, visando ter um olhar sobre os problemas da profissão como um todo.
Vale lembrar que a eleição para a diretoria da Subseção ocorre no próximo dia 27 de novembro.

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Carlos Bezerra é internado em UTI após cair e bater a cabeça; quadro é estável

O ex-deputado federal e presidente estadual do MDB, Carlos Bezerra, deu entrada no Hospital São Matheus, na Capital, na...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img