25.7 C
Rondonópolis
, 20 maio 2024
 
 

Animais silvestres invadem área urbana

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Nesta sexta-feira (05/06), um tamanduá bandeira foi parar em um pátio de uma empresa no bairro Tancredo Neves
Nesta sexta-feira (05/06), um tamanduá bandeira foi parar em um pátio de uma empresa no bairro Tancredo Neves

Tem sido cada vez mais frequente a presença de animais silvestres no perímetro urbano de Rondonópolis. Tamanduá-bandeira, cobra e porco-espinho, entre outros, têm sido visualizados na cidade. O Corpo de Bombeiros confirma que tem aumentado ultimamente a aparição de animais silvestres na área urbana. Nesta sexta-feira (05/06), um tamanduá bandeira foi parar no pátio de uma empresa no bairro Tancredo Neves.
Esse caso mais recente foi registrado na manhã de ontem, no pátio da empresa Breda, junto à BR-364. O Corpo de Bombeiros foi acionado e efetivou a captura do animal. Contudo, inúmeras outras aparições inusitadas têm sido cada vez mais comum ultimamente. No começo desta semana, um porco espinho foi visto no cruzamento da Rua José Barriga com a Avenida Ponce de Arruda, região central da cidade. Uma moradora disse que acionou o Corpo de Bombeiros, mas ninguém compareceu.
Em outro exemplo, no mês de maio passado, uma cobra sucuri foi vista atravessando a continuação da Avenida Rio Branco, entre os residenciais José Sobrinho e Padre Lothar. Contudo, o mais habitual tem sido a aparição de tamanduás, com vários registros na cidade. Em abril deste ano, um tamanduá-bandeira apareceu na quadra de esportes do bairro Colina Verde. Em março deste ano, foram 2 registros. Um tamanduá-bandeira foi fotografado nas imediações do Fórum da Comarca, e outro tamanduá-mirim foi morto a pedradas por um morador no bairro Bom Pastor.

Comandante do Batalhão do Corpo de Bombeiros de Rondonópolis, Jomar Cortez de Andrade: os animais silvestres perdem o habitat natural e acabam indo parar na área urbana
Comandante do Batalhão do Corpo de Bombeiros de Rondonópolis, Jomar Cortez de Andrade: os animais silvestres perdem o habitat natural e acabam indo parar na área urbana

Conforme o comandante do Batalhão do Corpo de Bombeiros de Rondonópolis, Jomar Cortez de Andrade, o aumento do registro de animais silvestres no perímetro urbano pode ser explicado pelo crescimento do município, com novos residenciais e empreendimentos, expandindo para áreas anteriormente ocupadas por reservas de matas. Com isso, atesta que os animais silvestres perdem o habitat natural e acabam indo parar na área urbana. Ele reforça que é mais comum o aparecimento de tamanduá e cobras em Rondonópolis.
Major Cortez explica que a competência de capturar animais silvestres em locais como casas e ruas urbanas compete ao Corpo de Bombeiros, podendo também ser auxiliado ou feito pela Polícia Militar Ambiental. Após a captura, explica que, se o animal não estiver ferido, os mesmos são deixados em áreas verdes nas imediações da cidade, devolvidos à natureza. Se o animal estiver ferido, é encaminhado para o Centro de Controle de Zoonoses ou buscada ajuda com algum médico veterinário.
Sempre que necessário, os moradores podem acionar o telefone dos Bombeiros (193).

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Mais de 38,6 mil estudantes da Rede Estadual podem participar do Enem 2024

Mais de 36,8 mil estudantes da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso, que estão concluindo o Ensino Médio...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img