30 C
Rondonópolis
 
 

Sociedade pode sugerir nomes para universidade

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
O campus da UFMT de Rondonópolis entra em uma nova fase em prol da sua emancipação
O campus da UFMT de Rondonópolis entra em uma nova fase em prol da sua emancipação

Após anos de luta, o campus da UFMT de Rondonópolis entra em uma nova fase em prol da sua emancipação. O Comitê Pró-Universidade Federal em Rondonópolis (UFR) abriu para a sociedade a oportunidade de dar sugestões para o novo nome da Universidade Federal em Rondonópolis. A escolha de um novo nome será necessária considerando que o projeto de emancipação do campus local recebeu do Ministério da Educação (MEC) parecer favorável, estando incluído no próximo ciclo de expansão das Universidades Federais. Nesse processo, não é política do MEC vincular o nome de universidade ao nome de municípios, devendo desta forma ser executada a alteração do nome do projeto “Universidade Federal de Rondonópolis (UFR)”.
Contextualizando o espaço em que a provável nova universidade está inserida, o Comitê Pró-UFR observa que Rondonópolis está localizada na mesorregião sudeste de Mato Grosso, a qual conta com aproximadamente 500 mil habitantes. Está inserida na região de transição entre o Cerrado e o Pantanal, dois grandes e importantes biomas brasileiros. Alega que pretende atender não somente à população de um Estado com a nova universidade em Rondonópolis, mas todo o Centro-Oeste brasileiro, já que está em uma região limítrofe dos estados de Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul.
Em busca do novo nome, o Comitê Pró-UFR solicita à comunidade rondonopolitana e da região a contribuição com as devidas sugestões. Aos interessados, as sugestões podem ser deixadas através do Facebook (UFR Já – Comunidade) ou do Blog (www.ufrja.blogspot.com.br). Após um período, serão analisados os nomes mais sugeridos na consulta popular e, em seguida, a ideia é abrir um período para votação e escolha de apenas um nome dentre alguns dos sugeridos.
SAIBA MAIS – Esta é a primeira vez em anos de luta que o projeto de emancipação, através dos esforços envidados pela comunidade universitária, tem um parecer favorável do MEC. Vale lembrar que é prerrogativa da Presidência da República a criação da nova universidade, através de um ato presidencial. Por isso, o pleito de criação da Universidade Federal em Rondonópolis depende muito agora da articulação política perante a presidente.

- PUBLICIDADE -spot_img

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Brasileirão: Botafogo vence Flamengo no Maracanã por 2 a 0

O Botafogo venceu o Flamengo por 2 a 0 no início da tarde deste domingo (28) no Maracanã, pela...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img