31.9 C
Rondonópolis
, 17 junho 2024
 
 

Pesquisa aponta desaceleração econômica

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Nos últimos 12 meses o índice de atividade econômica teve um incremento em Rondonópolis de apenas 0,89%
Nos últimos 12 meses o índice de atividade econômica teve um incremento em Rondonópolis de apenas 0,89%

Após anos de expansão econômica, o município de Rondonópolis começa a sentir reflexos de uma desaceleração econômica. Pesquisa desenvolvida pelo curso de ciências econômicas do campus universitário de Rondonópolis/UFMT aponta que o município apresentou forte desaceleração do crescimento econômico ao longo do primeiro semestre de 2014. Considerando os anos a partir de 2008, principalmente a partir de 2010, os indicadores econômicos vinham apontando uma trajetória de altas taxas de crescimento, na casa dos 10%. No primeiro semestre de 2014, no entanto, os indicadores econômicos pesquisados indicam que a economia de Rondonópolis cresceu apenas 2,88% em relação mesmo período de 2013.
Essa constatação foi repassada ao Jornal A TRIBUNA pelo professor Luis Otávio Bau Macedo, do curso de ciências econômicas do campus, tendo como base a Carta de Conjuntura Econômica, produzida a cada três meses. Coordenado pelo professor Luis Otávio, o projeto conta com a participação dos professores Renato Nataniel Wasques, Claudia Regina Heck, Roselaine Bonfim de Almeida, e os bolsistas de iniciação científica Francisca Nathalia de Sousa Leite, José Vanderson Ferreira da Silva e Paulo Henrique de Souza Lima. A partir da análise de um conjunto de variáveis econômicas, eles chegam ao Índice de Atividade Econômica para o município de Rondonópolis (IAERoo), seguindo um modelo de índice feito em Maringá (PR).
Conforme o professor Luis Otávio, a metodologia aplicada no cálculo do índice baseia-se nos aspectos da demanda, registrando variações no consumo de bens e serviços. O cálculo do índice faz a análise de componentes principais, dando um peso maior para variáveis com maior variância e um peso menor para variáveis com menor variação. Nesse contexto, o professor explica que são levantadas variáveis diversas, como arrecadação de impostos, de construção civil, emplacamento de automóveis, consumo de água e energia elétrica, embarque e desembarque de passageiros, entre outros. Ao todo são levantadas 24 variáveis diversas. Cada variável dessas é analisada individualmente e, para formar o índice, de forma conjunta.

Professor Luis Otávio Bau Macedo, do curso de ciências econômicas do campus local da UFMT
Professor Luis Otávio Bau Macedo, do curso de ciências econômicas do campus local da UFMT

Referente ao segundo trimestre de 2014, professor Luis Otávio informa que foi registrada uma redução do IAERoo em 12,72%. Nos últimos 12 meses o índice de atividade econômica teve um incremento de apenas 0,89%. Ele aponta que as variáveis que mais colaboraram para a desaceleração econômica verificada no primeiro semestre foram referentes a arrecadação de impostos, especialmente Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), consumo de energia industrial e consulta de crédito. “Ou seja, houve uma desaceleração no mercado imobiliário, uma desaceleração na produção industrial e na atividade comercial, especialmente no segundo trimestre”, avaliou. Ele externa que esse desempenho é preocupante, pois apresenta uma tendência de estagnação econômica após um longo período de quatro anos de crescimento.
Segundo o professor, uma pesquisa como essa torna-se pertinente para que o governo municipal tenha condições de visualizar melhor o comportamento da atividade econômica de Rondonópolis, e tenha condição de acompanhar as expansões e contrações da atividade econômica local, servindo como instrumental auxiliar na gestão de políticas públicas. Além disso, sua aplicação é extensiva para os demais agentes econômicos e instituições que venham a necessitar de tal ferramenta, como, por exemplo, os setores de serviço, indústria e agropecuária. O IAERoo também permite um acompanhamento da evolução econômica local de forma bastante ágil e com maior precisão.

O gráfico abaixo apresenta a evolução mensal da atividade econômica de Rondonópolis, entre janeiro de 2008 e junho de 2014:

Índice de Atividade Econômica de Rondonópolis (IAEROO) no Período (Jan/2008-Jun/2014)
Índice de Atividade Econômica de Rondonópolis (IAEROO) no Período (Jan/2008-Jun/2014)
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Inmet: Região Sul tem cinco alertas para temporais nesta segunda-feira

Três alertas são do nível laranja, para indicar perigo pelas tempestades. As chuvas podem ser de até 60 mm/h, queda de granizo e ventos que podem alcançar 100 km/h...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img