22 C
Rondonópolis
, 20 maio 2024
 
 

MPE firma TAC para que município integre Sistema Nacional de Trânsito

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Município de Guiratinga ainda não está integrado ao Sistema Nacional de Trânsito
Município de Guiratinga ainda não está integrado ao Sistema Nacional de Trânsito

Até agosto deste ano, dos 141 municípios de Mato Grosso, apenas 23 integravam o Sistema Nacional de Trânsito (SNT), de acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A situação levou o Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Justiça de Guiratinga, a firmar Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Município, para que no prazo de um ano, prorrogável pelo mesmo período – desde que justificado -, Guiratinga integre o SNT.
No documento, o promotor de Justiça Marcelo Domingos Mansour, alerta que a adesão do município junto ao sistema nacional deve contemplar sinalização, fiscalização, aplicação de penalidades e educação de trânsito, não apenas no perímetro urbano, mas também nas estradas municipais.
Criado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o Sistema Nacional de Trânsito é um conjunto de órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios que tem por finalidade implantar uma série de atividades voltadas ao cumprimento da legislação e normas de trânsito.
Para integrar ao referido sistema e exercer plenamente suas competências, o município precisa criar um órgão executivo de trânsito com estrutura para desenvolver atividades de engenharia de tráfego, fiscalização, educação e controle e análise de estatísticas de trânsito. Conforme o porte do município, poderá ser reestruturada uma secretaria já existente, criando uma divisão ou coordenação de trânsito, um departamento, uma autarquia, de acordo com as necessidades e interesse do prefeito. Ainda de acordo com o Denatran, apenas 1.431 municípios são integrados ao SNT.
O prefeito de Guiratinga, Antônio Filipin Goulart, se comprometeu em encaminhar relatórios trimestrais ao Ministério Público informando o andamento do cumprimento do TAC. Se necessário, o promotor de Justiça requisitará as polícias Civil e Militar, vistoria in loco. Em caso de descumprimento das obrigações, o município pagará multa diária de um salário mínimo.

- PUBLICIDADE -spot_img
  1. A frota de carros e motos em Guiratinga aumentou consideravelmente, onde à fiscalização é só feita pra motos, com o uso obrigatório de capacetes, enquanto motoristas andam sem documentação e sem o uso de cinto, estacionando na contra mão e fazendo fila dupla nas portas de colégio,

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Mais de 38,6 mil estudantes da Rede Estadual podem participar do Enem 2024

Mais de 36,8 mil estudantes da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso, que estão concluindo o Ensino Médio...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img