29.4 C
Rondonópolis
, 9 maio 2024
 
 

Doses de vacina chegam e imunizações começam hoje

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Noeny Pereira: “a garota que ainda não tomou a primeira dose e tiver idade para isso pode se vacinar em qualquer momento”
Noeny Pereira: “a garota que ainda não tomou a primeira dose e tiver idade para isso pode se vacinar em qualquer momento”

Adolescentes que receberam a vacina conta HPV no mês de março de 2014, devem ir até o Centro de Saúde ou a unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) mais próxima para receber a segunda dose, essencial para a eficácia da imunização. Nesta segunda-feira (15), a Secretaria Municipal de Saúde recebeu do Governo Federal 4.951 novas doses para abastecer os postos de atendimento locais. Segundo a enfermeira responsável pelo setor, Noeny Pereira, nesta terça-feira (16), todas as unidades dos bairros já terão recebido a remessa e estarão aptas a fazer não só a segunda como também a primeira dose para quem não fez em março.
De acordo com a técnica, a vacina contra HPV, que tem a função de prevenir contra o câncer do colo do útero, continua tendo a prerrogativa de atender apenas o público feminino entre 11 anos a 13 anos, 11 meses e 29 dias. “O indicado pelo Ministério da Saúde são três doses para cada pessoa. Como funciona isto: obrigatoriamente a primeira dose a menina tem de estar dentro desta faixa etária. Seis meses depois da primeira, há a necessidade da segunda dose. Quando a primeira vacina fizer 5 anos será necessário o último reforço”, explicou.
No primeiro semestre, foram 4.694 adolescentes vacinadas em Rondonópolis e a meta agora é revacinar ao menos 80% do público alvo. No entanto, quem não se imunizou no começo do ano pode fazer sua primeira imunização. “Nós usamos a base do mês de março que foi quando nós recebemos a remessa e fizemos quase todas as imunizações, mas não se trata de uma campanha. A garota que ainda não tomou a primeira dose e tiver idade para isso pode se vacinar em qualquer momento, inclusive agora”, esclareceu.
As unidades de saúde do Município nos bairros funcionam de segunda à sexta-feira das 7 às 11 da manhã, voltando no período da tarde, das 13 às 17 horas.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Pesquisas eleitorais: quase metade é financiada com recursos próprios

Levantamento feito pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep) na base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) verificou que...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img