30 C
Rondonópolis
 
 

Praças se transformam em feiras-livres

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Camelôs  nas praças: sem nenhuma disciplina
Camelôs nas praças: sem nenhuma disciplina

Sem uma disciplina por parte do poder público municipal, o comércio de ambulantes está aumentando em Rondonópolis. As praças dos Carreiros e Brasil estão repletas de bancas e produtos expostos como se as praças públicas fossem feiras-livres. Um comerciante montou uma grande banca em uma das esquinas da Praça Brasil. A calçada, que é para passagem de pedestres, está ocupada por uma banca de ervas.
Também na Praça Brasil, há algumas semanas, uma caminhonete adaptada com uma banca de suco de laranja toma durante o dia todo, em horário comercial, uma das vagas de estacionamento da praça, quando a mesma poderia servir a vários motoristas de forma rotativa, já que a vaga fica na frente de agência bancária, de loja de móveis, dos Correios e de um restaurante. Ainda na praça, existe até um balcão de atendimento de uma empresa de telefonia móvel, uma tenda de produtos de perfumaria, confecções, dentre outras mercadorias.
Alguns dos problemas também se repetem na Praça dos Carreiros, onde várias barracas comercializam suco de laranja, bancas de camelôs estão montadas e até uma tenda com chinelos à venda. No centro, ao longo da Avenida Amazonas, várias vagas de estacionamento estão ocupadas no horário comercial por vendedores ambulantes.
Outra situação preocupante para o comércio local, é o vendedor itinerante que passa pela cidade com caminhões vendendo cofres, tapetes, móveis, dentre outros. Pelo menos três destes vendedores já estão com postos fixos em três locais da cidade.
Apesar deste tipo de comércio estar acomodado em locais impróprios, como nos passeios públicos, há que se reconhecer, por outro lado, que muitas dessas pessoas dependem deste trabalho para sobreviverem, porém, o poder público está sendo omisso na disciplina e na elaboração de projetos para beneficiar estes trabalhadores. Projetos como o existente na cidade de Goiânia (GO), onde em dias e horários estipulados algumas praças são liberadas para a exposição dos produtos do comércio ambulante e itinerante.
Na Praça Tamandaré, aos sábados, a partir das 16 horas, é realizada a Feira da Lua. Já aos domingos, a partir das 8 horas, a Feira do Sol. As duas feiras já se tornaram conhecidas em todo o Brasil e recebem a visita de muitos consumidores.

Comércio itinerante em pleno canteiro público
Comércio itinerante em pleno canteiro público
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Brasileirão: Botafogo vence Flamengo no Maracanã por 2 a 0

O Botafogo venceu o Flamengo por 2 a 0 no início da tarde deste domingo (28) no Maracanã, pela...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img