25.8 C
Rondonópolis
, 14 maio 2024
 
 

Caminhada faz alerta para as famílias

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Caminhada das Famílias visa a valorização da instituiçõ familiar
Caminhada das Famílias visa a valorização da instituiçõ familiar

Um momento de reflexão e alerta às famílias será proporcionado neste domingo (17/08) em Rondonópolis. A Diocese da Igreja Católica em Rondonópolis, com a organização do Movimento Familiar Cristão (MFC) e Pastorais da Família das diversas paróquias, realizará hoje a 10ª Caminhada das Famílias, visando à valorização da instituição familiar. O evento encerra a Semana Nacional da Família, iniciada dia 10 deste mês.
O bispo da Diocese de Rondonópolis, dom Juventino Kestering, repassou ao Jornal A TRIBUNA que a Caminhada das Famílias quer mostrar, ao menos, três aspectos: o resgate dos valores da família; que existem muitas famílias felizes porque vivem a união, o entendimento e a fé; e a necessidade das novas gerações entenderem que família não se improvisa, havendo necessidade de preparo, maturidade, estrutura.
Conforme Juventino, as famílias na atualidade enfrentam vários desafios. Um deles é o fato de muitos jovens constituírem cedo uma família, a partir de uma gravidez precoce, sem maturidade, estrutura psicológica e econômica. Outro desafio, segundo ele, está nos valores, com a prevalência do individualismo, do egoísmo, do excesso de olhar sobre si mesmo. “As pessoas não se comunicam, não tiram tempo para a outra, porque voltam para sua individualidade”, observa, dizendo que essa realidade tem arruinado as relações familiares.
Mais um desafio citado pelo bispo é em relação à falta de compromisso permanente nas relações familiares, assim como a tecnologia atual, onde tudo é transitório, descartável, com uma pressão econômica sobre as pessoas, influenciando os valores humanos. Além dessas questões, dom Juventino cita a ausência de fé, de Deus, de perdão, de espiritualidade, causando muitos problemas nas famílias.

Bispo da Diocese de Rondonópolis, dom Juventino Kestering, por ocasião da 10ª Caminhada das Famílias, aborda alguns aspectos sobre a realidade das famílias atuais
Bispo da Diocese de Rondonópolis, dom Juventino Kestering, por ocasião da 10ª Caminhada das Famílias, aborda alguns aspectos sobre a realidade das famílias atuais

Nesta ocasião, o bispo acha conveniente deixar aos adolescentes e jovens uma mensagem de esperança para perceber os valores essenciais da família. Para os casais, deixa a mensagem da prática do amor, da fidelidade, do diálogo e da fé, como elementos fundamentais para que a família viva como espaço de paz e felicidade. “Àqueles que passam por dificuldades, sofrimento, quer seja na relação com os filhos, no casamento ou com a doença de alguma pessoa próxima, enfatizo que tudo que se faz em benefício do outro tem merecimento. O outro que sofre ajuda a entender melhor minha vida”, repassa.
Dom Juventino diz que todos são bem-vindos e podem participar desta caminhada. Ele informa que está incentivando que as pessoas levem cartazes e faixas com dizeres sobre a família, assim como que levem as crianças para essa ocasião. A organização pede ainda que os participantes levem vela, a fim de fazer uma caminhada luminosa.
O evento começa com concentração, a partir das 17h, na Praça dos Carreiros, no Centro. A partir das 17h30, as pessoas sairão do local e percorrerão a Rua Dom Pedro II, em direção à Catedral Santa Cruz, onde será celebrada uma missa pelo bispo dom Juventino.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

RS: Nível do Guaíba sobe 41 centímetros em apenas 24 horas

Embora a intensidade das chuvas tenha diminuído nas últimas 24 horas em quase todo o Rio Grande do Sul,...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img