28.3 C
Rondonópolis
, 17 maio 2024
 
 

A TRIBUNA prepara revista sobre 60 anos do município

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Lucia lea1 - 16-11-13

O Jornal A TRIBUNA segue os preparativos para a produção de uma revista especial para marcar os 60 anos de emancipação política e administrativa de Rondonópolis, a ser comemorada em 10 de dezembro de 2013. A publicação circulará na data do próximo aniversário do município, como brinde aos leitores do A TRIBUNA. Será a 2ª edição da Revista Documento Histórico, agora “Edição Diamante”.

Em 2003, o Jornal A TRIBUNA publicou a Revista Documento Histórico – “Edição Ouro”, em alusão aos 50 anos da cidade, com grande sucesso. Para a nova publicação, agora em 2013, a revista terá a colaboração da historiadora e professora doutora Laci Maria Araújo Alves, conforme já noticiado pelo A TRIBUNA, e também da historiadora e professora doutora Luci Léa Lopes Martins Tesoro.

O material trará informações da história, geografia/demografia e evolução econômica de Rondonópolis. No caso da historiadora Luci Léa, sua atuação na revista abrangerá informações dos processos de ocupação, povoamento e crescimento do município, permeando o período de 1902 a 1980. Além de abordar de forma cronológica o crescimento do então povoado, responde como e porque se deu a emancipação.
Luci Léa havia participado da revista “Rondonópolis 50 Anos”. “Fico até lisonjeada de continuar, porque significa que deu certo”, avaliou. Agora, em relação a revista “Rondonópolis 60 Anos”, acredita que também tem tudo para ser um sucesso. “A revista é uma maneira de condensar ao máximo todas as vertentes da sociedade, como econômica, política, geográfica e social, de forma concisa e precisa”, argumentou.

Conforme a historiadora Luci Léa, a revista “Rondonópolis 60 Anos”, como um documento histórico, será muito importante não apenas para as pessoas que precisam de informações concisas para um estudo/pesquisa, mas para que a população conheça sua história, sua realidade e, dessa forma, possa atuar sobre essa realidade e amar a cidade, pois “ninguém ama aquilo que não conhece”.

Para a revista “Rondonópolis 60 Anos”, Luci Léa observa que há pessoas capacitadas trabalhando para ampliar o leque de informações oferecidas na primeira edição. “Da outra vez, quanto mais passou o tempo, mais eu vi gente querendo a revista. Na UFMT, em relação a história de Rondonópolis, a revista Rondonópolis 50 Anos é de fundamental importância para as pessoas pesquisarem. Por isso, meu pedido é para que agora haja um maior número de exemplares”, externou.

Até hoje Luci Léa publicou sete livros: “Rondonópolis-MT: Um Entroncamento de Mão Única”; “Descobrindo Rondonópolis”; “Paróquia Bom Pastor, uma Construção na Fé”, tendo a coautoria da professora Laci Maria Araújo Alves; “Rondonópolis-MT: Um Perfil Histórico”, “Experiências de Mulheres”, também em co-autoria com a professora Laci; “História do Legislativo: Município de Rondonópolis-MT”; e “Parece ficação, mas eu juro que é verdade”.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Rio Grande do Sul pode voltar a ter fortes temporais na próxima semana

Há previsão de mais chuvas para o Rio Grande do Sul nos próximos 7 a 10 dias. O estado...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img