21.7 C
Rondonópolis
, 13 maio 2024
 
 

Greve no Detran a partir de segunda-feira

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
O movimento deve comprometer o atendimento na Ciretran, localizada no bairro Colina Verde
O movimento deve comprometer o atendimento na Ciretran, localizada no bairro Colina Verde

Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) devem cruzar os braços a partir desta segunda-feira (21/10). O movimento deve comprometer o atendimento na Ciretran, localizada no bairro Colina Verde, e na Agência Vip, na Rua Fernando Correa da Costa, assim como em todas demais unidades do Detran em Mato Grosso, na capital e no interior. As péssimas condições de trabalho são uma das principais reclamações.

A presidente do Sindicato dos Servidores do Detran-MT (Sinetran-MT), Veneranda Acosta, informou ao Jornal A TRIBUNA que as principais reivindicações dos servidores se resumem na necessidade de uma urgente reforma administrativa. “Não tem nenhuma reivindicação remuneratória. Há anos denunciamos, cobramos e nada muda. Em Rondonópolis, nunca reformaram a Ciretran… A cidade cresceu, é uma cidade grande, atende também a região, mas a Ciretran não tem a mínima condição de espaço, de conforto”, observou.

Veneranda Acosta atesta que essa realidade vivida em Rondonópolis é um descaso e uma falta de respeito com os contribuintes e com os servidores. Da mesma forma, ela assegura que as precárias condições de atendimento e trabalho se repetem em todo o Estado, a exemplo da precariedade do sistema do órgão: o DetranNet. “O sistema nunca funciona, sempre está fora do ar”, lamentou a presidente.

Até ontem não havia ocorrido acordo entre o Sinetran-MT e o Governo do Estado. Veneranda informou que a previsão, durante a greve, é que estejam em trabalho apenas os cargos comissionados e os servidores não filiados ao Sindicato. Na verdade, externou que um balanço da real adesão à greve entre os servidores somente será possível no primeiro dia do movimento.

O Sinetran-MT espera do Governo um cronograma de repasses de recursos para dar condições de trabalho para a sede do Detran-MT e as Ciretrans, que vivem uma situação de total precariedade, não havendo nem papel sulfite até para emitir guias.

PROBLEMA ANTIGO

Vale informar que há anos o Jornal A TRIBUNA vem cobrando também melhores condições de atendimento por parte do Detran-MT em Rondonópolis, a segunda maior frota de veículos e segunda maior arrecadação no Estado. Mesmo assim, nem ao menos a reforma geral no prédio da Ciretran foi providenciada.

Pauta de reivindicações

A pauta de reivindicações da categoria consta de uma reestruturação organizacional da autarquia com a redução de cargos comissionados e a destinação de 50% para serem exercidos por servidores efetivos; devolução de servidores cedidos para o Detran por prefeituras e outras secretarias que estão ocupando vagas de candidatos classificados; outro concurso público para profissionais não contemplados no último concurso; revogação da lei complementar que terceiriza o setor de vistoria veicular/ambiental; e publicação de uma lei complementar que defina recursos mensais para o Detran poder funcionar.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Novo aumento do Guaíba pode superar pico anterior, prevê hidrologia

Os cenários previstos neste domingo (12) pelo Instituto de Ciências Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img