19.1 C
Rondonópolis
, 13 maio 2024
 
 

Unemat define três cursos para 2014

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Reunião sobre instalação da Unemat na Prefeitura
Reunião sobre instalação da Unemat na Prefeitura

Em reunião realizada ontem (18) na prefeitura, a comissão pró-implantação da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) em Rondonópolis anunciou que já definiu três cursos que estarão abertos a partir do segundo semestre de 2014 na cidade. São eles: Jornalismo, Letras/Tradução e Ciências da Computação. Um quarto curso ainda está sendo definido e será uma engenharia: Arquitetura ou Urbanismo. O primeiro vestibular está marcado para maio do próximo ano.

Além de anunciar os cursos, a comissão veio solicitar o apoio da Prefeitura para a instalação da universidade. Segundo o membro do Comitê Pró-Unemat, vereador Thiago Silva (PMDB), que participou da reunião, a Unemat vai apresentar uma planilha de custos para que a prefeitura analise e defina como poderá ajudar na implantação da universidade em Rondonópolis.

De acordo com a assessoria de imprensa do município, o vice-prefeito Rogério Salles disse que é “preciso saber a necessidade de cada curso com salas, laboratórios, bibliotecas, enfim, o que precisaríamos para que os cursos funcionassem. Temos condição de viabilizar, até porque a maioria de nossas escolas é do Ensino Básico (infantil e fundamental) e deixam estruturas ociosas à noite que podem ser utilizadas. Dimensionado o que teremos de atender correremos atrás”.

Ainda, segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, assim como já havia falado o prefeito Percival Muniz, Salles acredita que nos moldes que a Unemat deve vir ainda faltará uma lacuna a ser preenchida na capacitação técnica que a cidade demandará. “Nos próximos anos temos potencial para crescer em mais 100 mil habitantes com a ferrovia e tudo mais. Talvez estes cursos não sejam os que mais precisamos, mas o fundamental é definir a vinda da Unemat. Depois naturalmente virão outras formações em curto espaço de tempo”, vislumbrou.

O vereador Thiago Silva adiantou que a comissão da Unemat visitou três áreas de interesse para a futura construção do campus em Rondonópolis. Uma das áreas se localiza no bairro Monte Líbano, outra fica próxima a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a última na Vila Operária, no antigo Centro Social Urbano(CSU). No entanto, como salientou o vice-prefeito, para o início das suas atividades, a universidade deverá utilizar um prédio disponibilizado pela prefeitura.

Porém, a aprovação final da vinda da Unemat para Rondonópolis ainda deve passar pelo Conselho Universitário (Consuni), o que deve ocorrer na segunda quinzena do mês de novembro. Até lá, o local onde funcionará a universidade já deve estar escolhido.

“Até o momento não existe nada que garanta a implantação. O que temos é uma análise documental, em que vamos compilar as informações e passar ao Consuni. Este por sua vez é quem decidirá”, explicou o presidente da comissão, Rodrigo Zanin.

Os vereadores Rodrigo da Zaeli (PSDB) e Olímpio Alvis (PR) também participaram da reunião.

- PUBLICIDADE -spot_img
  1. O interessante é que Arquitetura e Urbanismo não é uma Engenharia, e não se pode estudar Arquitetura OU Urbanismo, o curso é um só.
    Atenção ao editar os textos publicados evitam erros grosseiros como esses.
    Fica a dica!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Novo aumento do Guaíba pode superar pico anterior, prevê hidrologia

Os cenários previstos neste domingo (12) pelo Instituto de Ciências Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img