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, 12 maio 2024
 
 

Abertas propostas para o trecho Serra/Cuiabá

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Abertas as propostas de preços da licitação das obras de duplicação da BR-364 entre a Serra de São Vicente e Cuiabá
Abertas as propostas de preços da licitação das obras de duplicação da BR-364 entre a Serra de São Vicente e Cuiabá

A abertura das propostas de preços da licitação das obras de duplicação da BR-364 entre a Serra de São Vicente e Cuiabá transcorreu nesta sexta-feira (18/10), em Brasília (DF). Dois consórcios de empresas apresentaram propostas para realizar a duplicação desse trecho de 42,4 quilômetros. O consórcio de empresas liderado pela construtora Equipav apresentou a menor proposta de preço entre as participantes, com um valor final de R$ 171 milhões. Esse consórcio também é formado pelas empresas Agrimat e Direção. O outro consórcio participante foi o Encalso-Bandeirantes-Destesa-Astec, que acabou sendo desclassificado.

Nas propostas iniciais de preços, o consórcio Equipav-Agrimat-Direção tinha apresentado proposta de preço no valor de R$ 186 milhões e o consórcio Encalso-Bandeirantes-Destesa-Astec, proposta no valor de R$ 246,655 milhões. Em seguida, teve início a fase de lances verbais. O consórcio liderado pela empresa Equipav reduziu o valor para R$ 171 milhões, mas o consórcio liderado pela empresa Encalso manteve o valor ofertado inicialmente. O consórcio Encalso-Bandeirantes-Destesa-Astec foi desclassificado por permanecer acima do orçamento estimado para a contratação após negociação.

Nenhuma das duas participantes informou que pretende entrar com recurso em relação a sessão de ontem. Conforme procedimento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em Mato Grosso (Dnit-MT), agora, a comissão de licitação vai realizar o julgamento, de forma reservada, da proposta técnica apresentada pelo consórcio liderado pela Equipav, de acordo com os critérios do edital. Para composição da nota final, a proposta de preços tem peso de 70% e a proposta técnica, peso de 30%. Vale observar que o consórcio será considerado habilitado caso proponha um preço menor do que o orçado pelo Dnit, que é sigiloso.

O deputado federal Wellington Fagundes, que acompanhou o resultado dessa fase inicial da licitação, avaliou ao Jornal A TRIBUNA que a Equipav e a Agrimat são empresas com grande capacidade técnica e que, por isso, acredita elas tendem a desenvolver um trabalho a contento na rodovia, caso se confirmem como o consórcio vencedor. Com esse trecho, o parlamentar observou que dar-se-á por concretizada as licitações de todo o trajeto entre Rondonópolis e Cuiabá, um grande anseio da população estadual.

Conforme Fagundes, a preocupação agora será acompanhar o andamento das obras de duplicação na ligação entre Rondonópolis e Cuiabá, para que não haja imprevistos e não haja a solução de continuidade.

PRÓXIMO

No dia 23 de outubro será a vez da abertura das propostas para a duplicação da BR-364 no trecho entre Cuiabá e Rosário Oeste, com 108,2 quilômetros de extensão.

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