O governador Silval Barbosa havia assinado a ordem de serviço para a pavimentação desse trecho, no dia 03 de maio de 2013, em Rondonópolis, onde anunciou que as obras seriam iniciadas imediatamente. Contudo, conforme já denunciado pelo Jornal A TRIBUNA, Bertinetti constatou neste fim de semana que apenas o lote 4, conduzido pela empresa Cavalca, a partir de Fátima de São Lourenço, está com os serviços em andamento.
Bertinetti confirmou que os dois lotes intermediários do trajeto, os lotes 03 e 02, conduzidos pelas empresas Encomind e Agrimat, não tiveram as obras iniciadas. Para finalizar, ficou perplexo em saber que o lote 1, próximo a Mimoso, conduzido pela empresa Constil, estava com as obras paralisadas. O empresário Joelson de Oliveira, liderança em Mimoso, repassou ao presidente que a comunidade fez churrasco e festa quando do lançamento das obras e, agora, a estrada está pior do que antes.
Bertinetti avalia a situação das obras como um desrespeito à população, ainda mais devido ao fato das autoridades quererem passar a imagem de que tudo está avançando no trajeto – quando não está. “É uma enganação muito grande. Peço desculpas à população por ter criado uma expectativa. Infelizmente, o povo sabe como vai dar a resposta…”, desabafou, observando ainda que as pontes no trajeto da MT-040 estão quase todas destruídas, quase caindo. “Essa região está abandonada. Se alguém ficar doente, não tem como dar socorro…”, alerta.
O presidente do Comitê Pró-Rodovias pretende convocar uma reunião com lideranças da sociedade nesta segunda-feira (12/08), com a finalidade de discutir ações sobre a situação das obras na MT-040, entre elas articular uma audiência com o governador Silval Barbosa. “O pior de tudo é a enganação da população quanto às obras”, finalizou Bertinetti.
O Comitê Pró-Rodovias repassa que a conclusão da MT-040 é uma obra fundamental para Mato Grosso por fazer a ligação entre dois importantes municípios do Estado e diante das dificuldades de locomoção pela BR-364, o que tende a complicar ainda mais com o começo das obras de duplicação no trecho.